Hoje, 1º de maio, celebramos o Dia do Trabalhador, originado nos movimentos grevistas liderados por trabalhadores nos Estados Unidos, no final do século XIX, este dia ganhou reconhecimento mundial como um símbolo de solidariedade e progresso social.
No Brasil, o Dia do Trabalhador ganhou relevância no início do século XX e foi oficializado em 1925. Desde então, tornou-se parte do calendário nacional, marcando não apenas um feriado, mas também um momento de reflexão sobre os desafios e conquistas dos trabalhadores brasileiros.
Neste dia, os trabalhadores da Prefeitura Municipal de Altamira, França Pereira Lima, Vanderlei Soares dos Santos, Mídian do Nascimento de Santos, Ellen, e Francilene Costa, relatam a diversidade de trajetórias e experiências que permeiam o mundo do trabalho. Cada relato é um testemunho da dedicação, resiliência e perseverança dos trabalhadores diante das suas atividades diárias.
A cozinheira, França Pereira Lima, trabalha na Prefeitura de Altamira há 26 anos, para ela o Dia do Trabalhador é um lembrete da importância do trabalho como parte essencial da vida e da necessidade de agradecer pela oportunidade de contribuir diariamente. “O trabalho faz parte da nossa vida e é muito importante pra todos. Nós temos que agradecer a Deus por nós podermos trabalhar, ter essa força de se levantar todos os dias e vir para o nosso trabalho, fazer as nossas atividades. E agradecer a Deus por nós poder fazer isso”, afirma.
O porteiro, Vanderlei Soares dos Santos, trabalha na Prefeitura desde 2013 e irá aproveitar o feriado para descansar. “É bom porque a gente fica esperando o feriado para descansar, a gente trabalha o ano todo e quando chega um feriado assim é bom”, disse.
A ex-aluna do projeto ‘Manus’, Mídian do Nascimento dos Santos, conseguiu o emprego na Prefeitura após se destacar nas suas atribuições. A servidora destaca a responsabilidade e o crescimento profissional que acompanham o trabalho na administração pública. “Trabalhar aqui é uma responsabilidade muito grande, a pessoa tem que se doar e ter muito compromisso. Eu gosto muito de trabalhar aqui porque eu conheci muitas pessoas e eu me desenvolvi muito profissionalmente”, comemora.
Ellen também participou do projeto ‘Manus’ e celebra sua jornada de superação e aprendizado ao ingressar no setor de Recursos Humanos após o estágio bem-sucedido. “No início foi algo bem complicado, era um ciclo novo que estava iniciando na minha vida, mas eu tentei dar o meu melhor ao longo de todo o meu estágio, tentei me destacar, fazer um bom trabalho, lidar bem com as pessoas ao meu redor e eu creio que eu atingi meu objetivo, porque ao final do projeto humanos aguardei ansiosamente e fui chamada. Hoje estou como contratada no setor de RH, me empenhando, com toda a minha equipe, unimos as competências e fazendo um bom serviço”, celebra.
Já Francilene Costa, compartilha sua experiência de dois anos como Agente Administrativo na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Altamira, enfatizando a importância de valorizar cada conquista e buscar constantemente o aprimoramento profissional. “Pra mim, significa reconhecer a importância do trabalho como um meio de realização pessoal e contribuição para a sociedade. É também uma oportunidade de valorizar os esforços de todos os trabalhadores em diferentes áreas e setores”, relata.
Neste Dia do Trabalhador, cada história compartilhada ressalta a importância de reconhecer e valorizar o trabalho como um pilar fundamental da sociedade. É um lembrete poderoso de que, apesar dos desafios, juntos podemos construir um futuro com mais vida e próspero para todos.