Durante três dias a 24ª ‘Marcha dos Prefeitos’ debateu pautas em defesa dos municípios

Entre os dias 27 e 30 de março, prefeitos de todo o país estiveram em Brasília, DF, para participar da 24ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Altamira esteve representada pelo gestor municipal, que participou de toda a programação organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Além de prefeitos, vereadores e autoridades estaduais e federais discutiram questões relevantes aos municípios.

A iniciativa da CNM permitiu que gestares municipais de Altamira pudessem conhecer as iniciativas do governo federal. Em contato direto com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e vice-presidente do país, Geraldo Alckimin, foi feito o convite para o festival Chocolat Xingu 2023. Alckmin comprometeu-se em apoiar o desenvolvimento de Altamira e região, com destaque para a verticalização da produção do cacau e do chocolate da Transamazônica e Xingu.

Com uma agenda positiva, o ministro das Cidades, Jader Filho, recebeu a prefeitura de Altamira e garantiu a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida em Altamira, investimentos na mobilidade urbana e outros projetos, que vão acelerar o desenvolvimento do nosso município, para melhorar a qualidade de vida da população do município.

Um encontro com o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), permitiu que a prefeitura de Altamira pudesse dialogar sobre a concessão para mais uma empresa aérea para operar no Aeroporto da cidade, a cessão de uma vasta área no entorno do aeroporto para implantação de um amplo Parque Ambiental Municipal, e ainda, a construção de um aeródromo em Castelo de Sonhos, distante cerca 1 de mil km da sede do município, para atender também o distrito de Cachoeira da Serra.

Em um dos anúncios feitos, a prefeitura de Altamira já adiantou que, após uma reunião com a equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Regional, do governo federal, está confirmada a instalação em Altamira, no dia 17 de maio, o novo Comitê Gestor do PSDS do Xingu, que substituiu o PDRSX. Iniciativa que vai permitir o desenvolvimento sustentável da região do Xingu e da Transamazônica, em um novo modelo, socialmente mais justo e democrático, ambientalmente sustentável e economicamente viável.

A edição 2023 da Marcha dos Prefeitos trouxe como tema: ‘Pacto federativo: um olhar para o futuro’, como ação importante de diálogo entre os gestores municipais e o governo federal.

A agenda produtiva da prefeitura de Altamira em Brasília, na Marcha dos prefeitos, obteve sinalizações de novas parcerias com o governo federal. Ao buscar recursos financeiros que permitam ações que trazem diversos benefícios para todo o município, a prefeitura garante maior desenvolvimento e aumento na qualidade de vida da nossa população.

Fotos: Divulgação CNM