A 9ª edição do Rock In Rio Xingu aconteceu no último final de semana. A data do evento aconteceu 3 dias antes da data em que é comemorado o dia mundial do rock que traz como características principais as roupas que mostram uma identidade original e músicas com letras que trazem uma mensagem em forma de protesto. Esse ano, devido à pandemia, o evento foi realizado de um jeito bastante conhecido, os shows foram gravados e exibidos de forma online.
“De 2011 pra cá a gente colocou muitos registros, nós temos muitos registros de eventos não só do Rock In Rio Xingu, mas de vários outros que aconteceram dentro desse período. Então, a gente juntou todo esse material que a gente tinha, e decidiu fazer uma live pra gente poder relembrar muitas bandas que passaram por aqui”, afirma Rômulo Guedes organizador do evento.
Foram mais de 4 horas de muito Rock, com a participação de 28 Bandas de Altamira e região. O evento como objetivo principal, dar visibilidade para artistas que só tem oportunidade de se apresentar apenas em eventos culturais.
“Eventos como esse, nem aqui em Altamira e nem na região não têm com uma certa frequência, então é o momento de louvar a oportunidade para os músicos e dar oportunidade de cultura para os altamirenses”, explica Rômulo Guedes.
A 9ª edição do Rock Rio Xingu contou com a apoio da Coordenadoria de Cultura de Altamira, o coordenador da pasta, Marcelo Sousa, falou sobre a importância de incentivar a cultura através de eventos como esse.
“O rock por tudo o que representa, por tudo o que significou, ele precisar ser mais apoiado, assim como os outros segmentos culturais do qual o rock também contribui pra sua existência, pra sua manutenção. Então, quando nós estamos falando de rock, nós estamos falando de músicos, de bateristas, de guitarristas, de pessoas que tocam em banda, de pessoas que exercem performance, e isso dialoga com toda a cadeia cultural porque ela, de fato, é interligada porque a cultura é uma coisa transversal”, conclui o coordenador de Cultura do município.