Para conseguir contemplar mais setores e fazer com que a cidade de Altamira possa respirar chocolate, foi apresentado na tarde da quinta-feira, 25/05, no auditório da Associação do Consórcio Belo Monte, o Circuito Gastronômico, uma iniciativa da prefeitura de Altamira que vai permitir que setores da hotelaria, restaurantes e bares possam criar pratos ou sobremesas tendo como ingrediente o cacau.
“Hoje viemos apresentar o Circuito Gastronômico que faz parte do Chocolat Xingu 2023, onde vamos agregar valor a toda a produção de chocolate da região turística do Xingu trazendo restaurantes e hotéis pra dentro do evento, criando pratos exclusivos utilizando o cacau como matéria prima”, explica Wyllyam Lacerda, coordenador de turismo da Secretaria Municipal de Turismo.
O Circuito Gastronômico acontecerá paralelo ao Festival Internacional do Chocolate e Cacau – Chocolat Xingu 2023, que acontecerá no Centro de Eventos entre os dias 15 a 18 de junho. O objetivo é fazer uma imersão de chocolate em toda a cidade, para que a população e os turistas, onde forem, possam encontrar algo relacionado ao festival.
“Eu como empresária do ramo de doceria, me sinto muito agraciada com um projeto tão grandioso como esse. O projeto é importante para a região e, com certeza, ficará para o futuro das nossas gerações”, comentou Danielly Passarelli.
Todos os estabelecimentos que desejarem aderir ao Circuito poderão fazer de 25 de maio a 02 de junho, através de um formulário, recebendo um selo de participação que vai permitir atrair novos clientes, aumentando as vendas e permitindo que os sabores da Amazônia, e do cacau da região do Xingu, possam ser amplamente divulgados e conhecidos.
Sarah Brogni é chef chocolatier e desde 2019, juntamente com o marido Robson, fabrica barras de chocolate com o próprio cacau produzido no Sítio Ascurra.
“Minha produção aumento em 100% após a participação na primeira feira. E é uma grande oportunidade de a gente mostrar toda nossa qualidade, pois temos aqui o 1º, 2º e 3º lugar de melhor do Brasil, e precisamos entender que estamos lutando contra o mercado do sul e sudeste. A feira é uma coisa que todo mundo tem a ganhar, ninguém tem a perder”, afirma.
Katsuhiko Kawai, mais conhecido como “Jorge”, é presidente da Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica (COOPATRANS), de Medicilândia, e participou do evento de lançamento do Circuito Gastronômico e falou sobre buscar incentivos para a região.
“O turismo do chocolate já acontece há muito tempo, e todo mundo acha que existe o chocolate pronto, mas quando descobre todo o trabalho da cadeia produtiva, fica maravilhado. Esse é o tipo de ação que traz muita coisa boa junto, estamos tendo a oportunidade de participar e viver algo muito maior do que a gente imagina”, ressalta.
Luiza Tabosa é chef em gastronomia e participou do Cozinha Show do Chocolat Xingu 2022, ela participou do lançamento do Circuito Gastronômico e apresentou receitas dos mais variados tipos, tendo como ingrediente, produtos feitos a partir do cacau regional.
“Cozinha é feeling, é preciso sentir, buscar e testar receitas. Sabia que também é possível fazer receitas salgadas com cacau? O convite pra vocês participarem do evento aqui é real, é incrível como a cadeia produtiva do cacau faz girar a cidade como um todo. Digo para que ousem nas receitas, cacau não produz só chocolate, é preciso pensar no fruto como um todo. E é importante não subestimar o poder do cacau”, explica.
O prefeito de Altamira e atual presidente da ACBM, participou do evento de apresentação do Circuito Gastronômico e falou sobre a importância de transformar o município em um valioso polo turístico da região do Xingu.
“Nós temos sim em Altamira, grandes atrativos para receber turistas e colocar a cidade no mapa nacional e internacional de boas notícias. Nossa ideia enquanto altamirense que quer o desenvolvimento do nosso município é fazer um grande evento. O objetivo é todos juntos em defesa de Altamira, da Transamazônica e do Xingu. Criando um produto novo e gerando assim, emprego e renda, porque todo mundo ganha com isso”, declarou o gestor.
Em 2022, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau, inédito na região da Transamazônica e em todo o interior do Pará, movimentou mais de 3 milhões de reais em negócios e vendas, permitindo que produtores possam expor seus produtos e apresentar todo o sabor que é extraído do cacau.