EQUIPE DA EXPEDIÇÃO DA VACINA APRESENTA BALANÇO APÓS 21 DIAS NAVEGANDO PELO RIO

0

Foram cerca de 21 dias navegando pelo rio, imunizando a população ribeirinha que vive distante do centro urbano de Altamira e reside nas Reservas Extrativistas (RESEX). Foram mais de 600 ribeirinhos, que fazem parte do grupo prioritário, e que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

A equipe percorreu mais de 2 mil km em uma embarcação do tipo voadeira para chegar até as reservas localizadas no Riozinho do Anfrísio, Estação Ecológica, Xingu e Iriri, Parque Nacional da Serra do Pardo e ilhas abaixo das RESEX.

“A gente conseguiu fazer em 21 dias, com mais de 70 paradas, de casa em casa, de comunidade em comunidade, indo atrás das pessoas que não tinham ido ao ponto se vacinar a gente ia atrás pra tirar as dúvidas, e a gente teve uma adesão muito boa”, afirma Erika Pellegrino médica psiquiátrica que acompanhou a expedição.

Raimunda Nonata Araújo foi uma das ribeirinhas contempladas com o imunizante, ela conta como foi esse momento para ela e as demais pessoas das comunidades.

“A sensação é de gratidão, por a gente ter esperado tanto tempo. A gente estava ansiosa pra essa vacina chegar dentro da comunidade, então quando a gente ouviu a notícia de que ia chegar, toda a comunidade ficou feliz” declarou a ribeirinha.

De acordo com os dados divulgados, foram mais de setenta paradas para imunização dos povos ribeirinhos. Para a técnica de enfermagem Samya Mauad, da Secretaria de Saúde do Município de Altamira (SESMA), e que foi a vacinadora que acompanhou a expedição, a quantidade de pessoas que foram imunizadas ficou dentro do esperado.

“Foi uma expedição muito prazerosa e de um alcance que a gente não esperava. Sabíamos que teria uma aceitação boa, mas não sabíamos que seria assim de uma forma tão grande” ressalta a técnica de enfermagem.

Devido algumas contra-indicações para o recebimento da primeira dose da vacina contra a Covid-19, pelo menos 4% dos ribeirinhos não puderam ser imunizados, e nesses casos essas pessoas podem se vacinar em Altamira, ou aguardar a segunda fase da expedição que vai levar a segunda dose às RESEX.

“As pessoas que não foram vacinadas porque tinham sintomas de Covid-19, ou gestantes, ou porque não estavam em casa no momento, elas podem se vacinar aqui em Altamira ou na segunda parte da expedição pra vacinar as pessoas que por ventura ficaram no território e não foram vacinadas nesse período e desejarem se vacinar”, afirma a médica Erika Pellegrino.

Confira o vídeo!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade