Espécies de peixes protegidas no Período de Defeso são apreendidas no Rio Xingu

0

Após quatro meses de intensas fiscalizações para combater a pesca ilegal durante o período de defeso, a prefeitura de Altamira por meio das equipes de fiscalização da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (Semma), apreenderam no Rio Xingu, desde o início da proibição, em 15 de novembro de 2021, mais de 250kg de pescado das espécies Piau, Pacu, Traíra e Surubim, na região de Altamira, sudoeste do Pará.

Além do pescado, até o dia 14 de março, foram apreendidos cerca de cinco mil metros de malhadeiras, apetrecho muito utilizado na pesca artesanal. No último dia de fiscalizações, as equipes realizaram mais apreensões, que ainda não foram contabilizadas.

De acordo com o secretário da gestão do Meio Ambiente de Altamira, Ubirajara Umbuzeiro Júnior, quando acontece a apreensão do pescado proibido, o pescador corre o risco de perder o benefício que recebe do governo federal, durante o período de reprodução do pescado.

“A Prefeitura Municipal de Altamira está totalmente comprometida com o meio ambiente”.

Neste cenário, todos os peixes apreendidos durante as fiscalizações são entregues para uma instituição de caridade, e as redes de pesca são encaminhadas para o setor de apreensão da Semma de Altamira.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade