Estagiários do Projeto Manus da prefeitura de Altamira participam de cerimônia de formatura

0

Foi na noite desta quarta-feira, 27, que os 100 jovens selecionados para participar da 2ª turma do Projeto Manus estiveram no Centro de Eventos José Vilmar Soares para a cerimônia de formatura dos estágios supervisionados nos órgãos públicos da prefeitura de Altamira. O projeto pioneiro da prefeitura permite estágio remunerado oferecendo a oportunidade do primeiro emprego para jovens entre 16 e 18 anos de escolas públicas.

Beatriz Tapajós, de 17 anos, participou do projeto e atuou na Secretaria de Saúde, ela conta a experiência de viver o Manus esse ano.

“Foi algo que eu nunca esperei, eu achava que não seria escolhida, mas quando fui, fiquei muito feliz e grata, foi uma das melhoras experiências que eu podia viver esse ano. Conheci várias pessoas, aprendi várias coisas, e eu não tenho nem palavras de como isso fez eu me sentir bem”, e conclui afirmando que “o Manus além de dar uma oportunidade para nós jovens a começar na área de trabalho a gente vive cada experiência, e a gente fez várias atividades, gincanas e isso tirava um pouco da ansiedade, e foi maravilhosa a experiência”.

A gestão “Mais Vida, Mais Futuro” acolheu e acompanhou a segunda turma do Manus por meio das secretarias municipais. Estas se sentem importantes e responsáveis pela troca de aprendizados mútuos com os jovens estagiários. Receber um estagiário do “Manus” significa, também, acolher a família desse participante, com suas particularidades.

“É uma satisfação muito grande pra nós, e essa fase de aprendizagem que o Manus proporcionou até uma fase de socialização vai prepará-la para inserção no mercado de trabalho nos próximos anos. É uma etapa que ela tá concluindo, mais uma preparação, e o Manus vem para contribuir ainda mais para a formação desses alunos que, com certeza, vão contribuir de forma ímpar no momento em que forem procurar o 1º emprego.  E o projeto é muito importante para esses jovens poderem se preparar melhor para essa próxima jornada que é enfrentar o mercado de trabalho”, afirma Gilmarcos da Silva, que participou da cerimônia de formatura da sobrinha Lorena.

Em 2022, ocorreu a estreia do projeto com a primeira turma do Manus e foi um sucesso. Em 2023, as atividades da segunda turma foram realizadas, também foram realizadas com êxito. Cada jovem teve a oportunidade valiosa de adquirir experiência prática e entender a rotina de trabalho.

“É muito gratificante porque muitos jovens não tem essa oportunidade, que estão fora do mercado de trabalho e que é um sonho ter uma renda para ajudar em casa, nos custos dos estudos, que a gente sabe que é muito difícil. O Manus foi uma oportunidade incrível que eu já tava procurando emprego há muito tempo, e aí lembro que pedi muito a Deus que me desse um emprego, e quando o Manus veio eu fiquei sem acreditar e ganhei muitos amigos, companheiros de trabalho e tive muito apoio e eu sou extremamente grata pelo apoio e pela paciência que tiveram pra me ensinar”, afirma Janice Rocha, formanda que atuou pela Secretaria de Cultura na Escola de Música.

Composta por 100 jovens e adolescentes do ensino médio, que se destacaram ao colaborar em diversos órgãos municipais ao longo de 2023, esta turma comemorará o sucesso alcançado ao fechar este ciclo, e as inscrições para a terceira turma, que prestará serviços em 2024, já estão disponíveis no site municipal.

“Que vocês aproveitem bastante, porque essa foi a melhor experiência que eu podia viver em 2023”, afirma a ex-aluna, Beatriz Tapajós.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade