Neste 15 de novembro, o Brasil comemora o feriado da Proclamação da República, um marco histórico ocorrido em 1889, quando o país rompeu com o regime monárquico e adotou a república como forma de governo. A data, que só viria a ser instituída oficialmente como feriado nacional durante o governo de Getúlio Vargas, é uma celebração do início da democracia republicana no Brasil e dos princípios que a fundamentam até hoje.
Em 1889, o Brasil tinha cerca de 14 milhões de habitantes, uma população bem menor do que os mais de 200 milhões atuais. A Proclamação da República foi liderada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que depôs o imperador Dom Pedro II, encerrando quatro séculos de monarquia no país. Deodoro assumiu o governo provisório e, dois anos depois, foi eleito o primeiro presidente do Brasil, responsável pela criação da primeira Constituição republicana em 1891.
Na época, a capital do Brasil permaneceu no Rio de Janeiro, mas em 1960 foi transferida para Brasília, simbolizando uma nova fase na história republicana. A proclamação também ocorreu em um contexto de insatisfação com a monarquia, agravado por problemas econômicos e pelo desejo de poder das oligarquias militares e estaduais, que viam na república uma oportunidade de consolidar seus interesses políticos.
O feriado da Proclamação da República é um momento para refletir sobre a trajetória histórica e política do Brasil e a importância da democracia republicana para o país.
Serviços no feriado: o que abre e fecha em Altamira
Devido ao feriado, alguns serviços terão funcionamento alterado. Confira abaixo o que abre e fecha no feriado da Proclamação da República:
– Órgãos Públicos Municipais: Não terão expediente, exceto os serviços essenciais, como saúde, limpeza, segurança e abastecimento de água.
– Transporte público municipal: sem operação.
– Creches, escolas, faculdades e universidades: sem funcionamento.
– Unidade de Pronto Atendimento: aberta 24h.
– Hospital Geral de Altamira: aberto 24h.
– Unidades Básicas de Saúde: fechadas.
– Shopping:
Praça de alimentação: 11h às 22h
Lojas e quiosques: 11h às 22h
Hipermercado: 07h30 às 21h
Posto da Polícia Federal: fechado
Cinema: sessões de 13h20 às 21h20
– Bancos: Todas as agências bancárias estarão fechadas no dia 15. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), carnês e contas com vencimento para o dia 15 podem ser pagos até a segunda-feira (18), sem acréscimo de juros. O sistema de transferências Pix segue funcionando normalmente, e as áreas de caixas eletrônicos poderão abrir conforme a decisão de cada instituição.
– Lotéricas: A abertura das casas lotéricas será decidida pelos proprietários.
– Comércio: O Sindicato dos Empregados no Comércio e Serviços do Estado do Pará (SEC), estabeleceu que as empresas podem funcionar normalmente, com expediente de 6 horas, entre às 08h e às 15h.
– Academias: abertas entre 08h e 16h.
– Postos de Combustíveis: Os postos de combustíveis devem operar normalmente, seguindo as determinações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que exige funcionamento de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.
– Correios: A agência dos Correios estará fechada nesta sexta-feira.
– INSS: As agências do Instituto Nacional do Seguro Social também estarão fechadas no feriado, com as atividades retomadas normalmente na segunda-feira (18).
Texto: Antonio Luiz Ferreira – Ascom/PMA