Formadores Municipais participam do segundo módulo de curso formativo do programa ‘Alfabetiza Pará’

0

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, por meio da articulação regional do programa Alfabetiza Pará, o “2º Módulo Formativo do Programa Alfabetiza Pará”. O processo formativo contribuirá para o desenvolvimento profissional dos formadores do Alfabetiza Pará nos municípios do Polo Xingu que  aderiram ao programa. Cerca de 30 formadores municipais participaram dos cursos. Os encontros desse segundo módulo ocorreram nos dias 19 e 20 de outubro de 2023, das 8h às 18h, na Secretaria de Educação do município de Altamira.

A abertura do evento aconteceu na manhã da quinta-feira (19/10), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Altamira e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação de Altamira, dirigente regional de ensino, equipes técnicas regionais, gestores das escolas municipais e formadores.

“O Alfabetiza Pará nos faz o desafio de que juntos façamos, enquanto escola, enquanto gestores, enquanto governos, e tenhamos em nossas mentes, em nossas ações o desejo e o compromisso de que as nossas escolas, nossos municípios sejam capazes de alfabetizar toda criança na idade certa”, enfatizou a Secretária de Educação de Altamira, professora Maria das Neves Morais de Azevedo, além de destacar a importância da parceria entre o Estado e os municípios.

As aulas do seminário foram ministradas pelas Formadoras Regionais do Programa Alfabetiza Pará, Roseny Bonfim e Leane Lima Oliveira e pela articuladora municipal de Altamira, Mirlândia de França Martins Leitão aos formadores municipais dos 08 municípios que fazem parte da Regional Polo Xingu, além de Altamira os municípios de Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará e Anapu.

“O programa Alfabetiza Pará veio justamente para fazer com que os professores recebam essas formações, para que possamos alcançar a alfabetização dessas crianças do 1º e do 2º ano, alfabetizar a criança na idade certa. Então, essa formação vai contribuir para isso,  contribuir para que esses professores formadores recebam essas formações e que eles possam multiplicar nos seus municípios”, destacou Roseny Bonfim, formadora regional. Para ela, essa parceria entre Estado e municípios é de grande relevância para que se consiga aumentar os índices de alfabetização no estado do Pará.

As formações têm o objetivo de refletir sobre ensino e aprendizagem inicial da língua escrita no processo de alfabetização e letramento das crianças, discutindo possibilidades de (re)elaboração do planejamento e das intervenções pedagógicas na construção da rotina de sala de aula. Os conteúdos abordados foram o Sistema de escrita alfabética; Propriedades do SEA; Psicogênese da escrita e Consciência Fonológica.

“O Alfabetiza Pará é um programa muito importante, ele vem de um cascateamento, porque ele vem inspirado a nível nacional do Alfabetiza Brasil. O Alfabetiza Pará tem o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do ensino e chegar a índices melhores. Com uma grande estratégia dentro do estado trazendo para os municípios com articuladores estaduais, articuladores regionais, articuladores municipais e os formadores; até que essa formação chegue aos professores e consequentemente chegue aos nossos alunos”, ressaltou Gorete Silva de Souza, formadora do município de Brasil Novo

Com o intuito de melhorar o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, o programa Alfabetiza Pará, executado pela Seduc, auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais, durante o período de alfabetização. A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade