No domingo (18), a Prefeitura de Altamira entregou para a comunidade que vive na região da gleba Assurini um total de 7 pontes e 8 bueiros, que vão dar trafegabilidade e mobilidade para a região tão castigada no período do inverno amazônico, e que por anos, ficou abandonada. A equipe aproveitou a ida à região e visitou também as escolas localizadas na Agrovila Sol Nascente e 4 bocas.
Foi um dia de enorme alegria para a atual gestão, pois foram entregues 7 pontes para os produtores da gleba Assurini. E, também, após a reunião na escola confirmamos a implantação do ensino médio na região da Assurini. Após as chuvas cessarem, novas melhorias na trafegabilidade serão realizadas em estradas e vicinais.
Após a entrega das obras que darão boas condições dos trajetos para que os moradores das áreas tenham condições de fazer os percursos de forma confortável e segura, a comitiva da prefeitura, que contou também com a presença do Secretário de Educação (SEMED), professor Maxcinei Pacheco, visitou ainda as escolas da Agrovila Sol Nascente e 4 Bocas.
O diretor da escola polo Nova Vida da região das 4 Bocas, Jefferson Bonifácio, esteve presente na visita e aproveitou a oportunidade para apresentar as demandas da Educação do Campo, e todo o trabalho executado.
“Temos um plano de ação que, além da entrega de apostilas e dos livros didáticos, está sensível às dificuldades de aprendizado dos alunos, fazendo mapeamento e diagnose do ensino, cumprindo todas as medidas de proteção contra o novo coronavírus, e ao mesmo tempo, fazendo visitas domiciliares com professores comprometidos para que o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem seja realizado o mais próximo das famílias”, afirmou o diretor.
Ele conclui falando sobre o compromisso da atual gestão e a importância da visita à comunidade, além de apresentar à comunidade a proposta de trabalho para o ano letivo de 2021.
“Isso vem mostrar que a educação está alinhada à proposta do plano de governo, e com mais de 100 dias os resultados estão acontecendo, os trabalhos sendo efetuados. Na educação do campo que precisa de um tratamento diferenciado, percebemos que as ações nas comunidades estão tendo um projeto de intervenção em que o aprendizado vai muito além de uma aula remota com apostila”, declarou Jefferson Bonifácio Albuquerque de Menezes. A comunidade agradeceu a ampliação da escola que contará a partir deste ano com 10 salas.
O Termo de Compromisso e Responsabilidade para a implantação do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) em comunidade jurisdicionada pela Prefeitura Municipal de Altamira, na Gleba Assurini, na localidade 04 Bocas, visa a assegurar a cooperação entre estado e município para garantir a implantação do Ensino Médio naquela localidade e assim, dar as condições necessárias para que 71 alunos da região cursem o ensino médio no conforto e segurança de suas comunidades.
O Professor Edir Silva de Souza, diretor da 10ª URE, informou que o termo entrará em vigor ainda este ano, notícia que gerou grande alegria para a comunidade. Na ocasião, o secretário de Educação, Professor Maxcinei Pacheco agradeceu o apoio da comunidade e a recepção de boas-vindas à equipe, informou que os professores serão enviados às escolas ainda no mês de abril.
Além dos vereadores, Assis Cunha, Enfermeiro Jaime, Dedé, Enfermeira Socorro, Silvano Fortunato, Eládio Lampião, João do Fusca e Nelsinho Campeiro, acompanharam também a visita a secretária de Saúde (SESMA), Romina Alves de Brito; o secretário de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT), Rodrigo Cardoso; o coordenador de agricultura, Almir Uchoa Segundo e o diretor do Departamento de Trânsito (DEMUTRAN), Manoel Filho.