Hospital HGA amplia atendimentos e oferece novas especialidades e cirurgias

0

Entregue à população de Altamira em 2017, o HGA, Hospital Geral de Altamira, localizado no bairro Mutirão, é referência na cidade e na região, pela qualidade no atendimento e diversidade de serviços oferecidos à população. Tudo isso, graças à nova gestão municipal, que não tem medido esforços para levar dignidade aos altamirenses da zona urbana e rural.

PORTAS ABERTAS

O HGA vem crescendo em estrutura e em número de pacientes atendidos, tanto os de Altamira, quanto de outros municípios, que contabilizam uma média de quatro mil (4 mil) atendimentos por ano.

Somente entre janeiro e fevereiro de 2022, 1.632 pessoas buscaram atendimento no Hospital Geral de Altamira para consultas com especialistas específicos que atendem cardiologista risco cirúrgico, cardiologista, ortopedista, otorrinolaringologista, endocrinologista, cirurgião geral, cirurgião vascular, ginecologista e oftalmologista.

Quando é necessário um procedimento mais urgente, os usuários já são encaminhados de imediato para cirurgias que acontecem no próprio Hospital, com médicos qualificados, com segurança e tecnologia.

Diariamente são realizadas cirurgias eletivas, devidamente marcadas pela Central de Regulação, como a CIRURGIA GERAL DE PEQUENO PORTE.

Mas, o Hospital atende também cirurgias mais complexas, como:

– Cirurgia Vascular,

– Cirurgia Geral Médio Porte,

– Cirurgias Ortopédicas Eletivas,

– Cirurgias Ortopédicas de Emergência,

– Cirurgias Ginecológicas Geral,

– Cirurgias Ginecológicas Pequeno Porte,

– Cirurgias Ginecológicas Grande Porte,

– Cirurgias Oftalmológicas,

– Cirurgias de Emergências E Urgências.

Além dos procedimentos realizados no HGA como tomografias e ultrassonografias, o município conta com o Centro de Apoio em Diagnóstico – CAD, que realiza os exames coletados nas UBS’s e entrega os resultados em tempo ágil, como teste rápido, teste antígeno, PCCU, LESHI, LINFA, BAAR.

O nosso HGA também é referência na região em obstetrícia. De janeiro de 2021 até fevereiro de 2022, foram realizados 2.054 partos, destes, 799, foram partos normal, e 1.255 foram intervenções de emergência, (cesáreas) além do suporte dado às UCIs neonatais, que contam com médico pediatra 24h, em todos os dias da semana.

Mas, para que todos os atendimentos possam ser realizados com máxima excelência, o hospital conta com uma equipe de recursos humanos e profissionais capacitados formada por 54 médicos, 453 servidores nível médio e fundamental, 32 enfermeiros, 2 assistentes sociais, 2 biomédicos, 1 farmacêutico, 1 psicóloga e 1 nutricionista.

COMO ACESSAR ATENDIMENTOS NO HGA

As triagens para o HGA começam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que avalia cada paciente e seleciona pelo grau de emergência. Após consulta com o médico da UPA, se for identificada a necessidade de uma internação, o usuário fica EM OBSERVAÇÃO na UPA, enquanto aguarda a transferência para o HGA.

Na unidade de pronto atendimento, esse usuário já realiza vários procedimentos para um diagnóstico mais rápido e eficaz, onde são feitos exames conforme a necessidade, tais como exames laboratoriais, exames de radiografia, tomografias e ultrassonografias.

A UPA conta diariamente com 3 médicos atendendo 24h,16 servidores nível médio e fundamental, 9 enfermeiros, 1 assistente social, 2 biomédicos, 2 farmacêuticos e 1 psicóloga.

A qualidade nos atendimentos realizados, levou o hospital mais além, pois agora o HGA é uma das 6 unidades no Pará selecionadas para participar do projeto Lean nas Emergências, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. O Programa tem o objetivo de qualificar os serviços de urgência e emergência das unidades hospitalares e reduzir o tempo de espera dos pacientes, utilizando uma metodologia de alta eficiência, que inclui treinamento e qualificação dos profissionais, em modernas técnicas de recepção, triagem e atendimento.

Para participar do projeto, era necessário que as unidades de saúde precisassem atender alguns pré-requisitos, como ter uma quantidade mínima de leitos, estarem integradas à Rede de Urgência e Emergência e atenderem à população em seus prontos-socorros e ambulatórios. Todos esses requisitos são atendidos pelo Hospital Geral de Altamira, que aguarda a visita dos coordenadores do projeto para uma avaliação de seis meses.

O HGA será avaliado presencialmente e receberá a capacitação dos seus profissionais e corpo técnico, para a implementação das ferramentas e indicadores do Lean. No total, o Ministério da Saúde recebeu milhares de inscrições de hospitais com interesse de participar do projeto e apenas 169 foram selecionados em todo o Brasil.

INVESTINDO, AMPLIANDO E MELHORANDO A SAÚDE PÚBLICA PARA TODA ALTAMIRA

Em meio à pandemia com altos índices de contágio e internações, a cidade montou uma Unidade Sentinela de referência para covid-19, intensificou as campanhas de vacinação, de testagem em massa e de vacinação itinerante. A Secretaria de Estado de Saúde Pública, SESPA, aponta que a meta era vacinar 103.144 pessoas, mas 162.592 doses de vacina já foram aplicadas em Altamira.

Um sucesso no trabalho que deu certo, com a readequação e organização da Rede de atenção à Saúde no Município, com novas coordenações; reuniões técnicas periódicas e ações integradas, intensificando com prevenção e fiscalização todos os setores da Saúde Pública municipal. Tudo isso eleva a qualidade dos atendimentos nas unidades de saúde pública municipais.

Investimentos foram feitos também em melhorias físicas como reformas e novos equipamentos no HGA e em setores da SESMA, UPA 24H, Almoxarifado, TFD, Centro de Regulação e UBS do bairro Sudam II.

QUANTO MAIS, MELHOR!

A nova gestão municipal, de 2021 para cá, abriu vagas através de processo seletivo pra 187 Agentes Comunitários de Saúde, e com isso, garantiu a ampliação da cobertura desses profissionais na sede, em áreas rurais e ribeirinhas.

Com a reestruturação do Núcleo Integrado Multidisciplinar (NIM), foi possível realizar a manutenção do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (NASF), com a oferta de serviços multiprofissionais aos usuários; matriciamento dos trabalhadores da saúde diretamente nas ESFs.

LEVANDO REMÉDIO PARA QUEM NÃO TEM CONDIÇÕES DE COMPRAR

Além da aquisição, é feita toda uma logística de dispensa dos medicamentos e insumos da Rede Municipal, bem como a implantação da Comissão de Farmácia Terapêutica para elaborar a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais que são entregues no antigo Hospital São Rafael. Para a retirada dos medicamentos, basta o usuário apresentar a receita emitida pelos médicos das UBSs.

MANTENDO PARCERIAS

Fortalecimento e ampliação de parcerias (PDRSX, IEs, ONGs, Associações)

CONHECENDO A REDE

REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (R.A.P.S)

CAPS II

Somente no ano de 2021, a rede municipal de atenção psicossocial atendeu mais de oito mil usuários do SUS, tendo em sua composição profissionais experientes e capacitados que realizaram:

1.897 atendimentos psiquiátricos;

3.394 atendimentos psicológicos;

795 atendimentos de enfermagem;

1.729 atendimentos de assistente social;

182 atendimentos com educador físico;

311 atendimentos pedagógicos;

E, além da triagem de mais 724 novos pacientes.

 

Também houve a expansão da frota e manutenção dos veículos da rede, que hoje conta também com:

1 ambulância com tração nas 4 rodas, em Castelo dos Sonhos;

1 ambulância com tração nas 4 rodas, em Cachoeira da Serra;

2 Ambulâncias – Santo Agostinho;

1 Caminhonete L200 – Vigilância em Saúde;

1 Lancha – Vigilância em Saúde.

CAPSi

O atendimento não pode parar. O Centro de Apoio Psicossocial infantil (CAPSi), também superou o número de atendimentos. Somente no primeiro ano da nova gestão municipal, 10.771 usuários receberam atendimentos com:

– Acolhimento Inicial,

– Médico Clínico,

– Psiquiatra,

– Psicólogo,

– Psicopedagogo,

– Terapeuta Ocupacional,

– Assistente Social,

– Fonoaudiólogo,

– Visitas Domiciliares,

– Matriciamentos (Esf/Upa/Hga),

– Articulação de Rede.

MELHOR EM CASA

Programa Melhor em Casa é um serviço indicado para atender pessoas com necessidade de reabilitação motora, respiratória e pacientes que estejam em situação pós-cirúrgica, que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço de casa para chegar até a unidade básica de saúde, ou para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é o mais indicado.

É um serviço onde o seu principal objetivo e a desospitalização e a reabilitação do paciente, reduzindo o período de permanência de pacientes internados, evitando contaminação por infecção.

O programa é com posto por uma equipe multidisciplinar, Médico, enfermeiro, assistente sociais, nutricionista, psicólogos e técnicos em enfermagem. É realizado de 25 à 30 visitas diárias, sendo elas de acompanhamento diário dos pacientes que estão incluso no programa e para critério de elegibilidade para inclusão no programa.

Para solicitar a visita do programa, acione a unidade básica de saúde do seu bairro que efetuará uma visita ao paciente, e se atender aos critérios, será incluso. Os processos de resolutividades das demandas são tomadas diariamente, acelerando e tornando mais viável, com as capacitações para todos os servidores da rede visando uma gestão mais humanizada.

ALTAMIRA AVANÇA, NOSSA VIDA MELHORA!

SESMA

93 99202-3351 Telefone

Endereço E-mail   sesma@altamira.pa.gov.br

Endereço Instagram @sesma.atm

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade