I Feira Volante é uma iniciativa de sucesso da prefeitura de Altamira contemplando produtores da agricultura familiar

0

No último sábado, (03.02), Altamira inovou no campo da agricultura e abastecimento com o lançamento da 1ª Feira Volante. Com uma variedade de produtos agrícolas, a “I Feira Volante” foi lançada na Avenida Perimetral, das 7h às 11h da manhã, com uma variedade de produtos, como, ovos, manteiga, requeijão, hortaliças, peixes, frutas, além produtos orgânicos. Os produtores participaram com expectativa de bons negócios.

“Somos gratos por tudo isso e queremos voltar mais vezes (e poder) esbanjar mais o meu produto para que possa vender fora da cidade, possa ir em busca dos objetivos de expansão”, declara o produtor Carlos José de Souza, responsável pela produção da Manteiga da Vovó, do ramal Aurora, que fica na comunidade rural Princesa do Xingu.

A Feira Volante é uma iniciativa da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), que trabalha para incentivar a identidade de uma ‘Feira Volante’ itinerante, indo para os bairros da cidade, e assim, aproximar o comércio e os produtos dos consumidores nos bairros.

“A feira é resultado do investimento maciço dessa gestão na agricultura e uma oportunidade de comprar produtos fresquinhos e por um preço mais acessível. Hoje foi o projeto piloto, mas ele vai se estender durante os próximos sábados e, com certeza, vamos atrair mais produtores”, ressalta Elton Marinho, coordenador do Mercado Central de Altamira.

A feira não terá estrutura física e funcionará 100% sobre os veículos, ou seja, cada vendedor/expositor deverá levar seus produtos sobre a carroceria de seu veículo, para comercializar diretamente ao consumidor.

“Vale destacar que a Feira Itinerante não gera vínculo obrigatório entre a prefeitura e o feirante, nem garantia de espaço físico, nem terceirização e nem comercialização de espaço, mas é um projeto que incentiva os produtores e proporciona uma aproximação entre eles e futuros clientes,” informou Marcônio Paiva, secretário municipal de agricultura.

O objetivo da Feira é criar espaço de comercialização de produtos hortifrutigranjeiros como opção aos produtores e população. A Feira volante é uma iniciativa que dá para a população a oportunidade de comprar produtos fresquinhos e direto do produtor que se preocupa em trazer o melhor para expor e vender.

Josélia Soares, é produtora e participou da I Feira Volante. “Pretendo participar todos os sábados que tiver a Feira Volante. Trago cheiro verde, couve, alface, maxixe e quiabo, e estou gostando já deste primeiro sábado”, afirma a produtora.

Produtores recebem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Na manhã de lançamento da I Feira Volante, a prefeitura entregou o Certificado de Serviço de Inspeção Municipal (SIM), para os produtores, que já aguardavam esse momento. Com o selo é possível garantir a segurança e a procedência dos produtos de origem animal e vegetal, o que permite a comercialização dos produtos dentro dos limites do município.

“É uma lei municipal, exatamente para apoiar a agricultura familiar e apoiar os nossos produtores, com isso eles vão ter a certificação e a garantia de que poderão vender o produto e o consumidor comprar com tranquilidade”, afirmou o gestor de Altamira, Claudomiro Gomes.

O produtor rural, Carlos José de Souza recebeu o SIM e falou sobre as possibilidades que o selo SIM vai trazer para sua produção. “É uma vitória receber o certificado, pois agora poderei vender meus produtos em supermercados”, enfatiza o produtor.

Roberto Cardoso é presidente da Associação dos Produtores e Feirantes da região e achou importante a iniciativa da prefeitura em realizar a I Feira Volante. “Muito bom esse primeiro passo que estamos dando no início do ano, esse incentivo, principalmente para os pequenos e médios produtores da nossa região. Com isso, a população tem o acesso direto ao produtor”, declara.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade