Jovens de Altamira brilham e destacam o Ensino Público local no Enem 2023

0

No Enem 2023, o ensino público de Altamira se tornou motivo de celebração, evidenciado pelos impressionantes desempenhos de duas jovens estudiosas, Emiliy Lima e Karen Juliê de Souza Araújo. As estudantes obtiveram notas excelentes ao relevar o potencial e a qualidade do ensino público na região.

Emiliy Lima: Determinação e Superação

Com 18 anos, Emiliy Lima enfrentou desafios consideráveis durante a preparação para o Enem. E após a prova com um tema complexo e abrangente, ela ficou apreensiva, pois acreditava que tinha fugido do tema e ainda zerado na prova. “Desde o dia da prova até o dia do resultado vivi sob forte ansiedade e não queria nem falar sobre o assunto, preferi aguardar o resultado”, destacou a estudante.

Emily foi surpreendida com o resultado. Quando soube que tinha alcançado a extraordinária marca de 980 pontos na redação, “Foi só alegria, eu pulava de felicidade”, afirmou Emily.

Esse resultado, segundo a estudante foi graças a um conjunto de fatores, uma vez que ela, a partir do momento que decidiu focar intensamente no Enem, procurou administrar seu tempo e seu dinheiro. Como aluna do Projeto Manus, um programa da prefeitura de Altamira, que oferece o primeiro emprego para jovens que estão no ensino médio, ela recebia mensalmente uma bolsa e com o valor, investia nos estudos. A estudante ia para a escola pela manhã, estagiava pelo Projeto Manus a tarde e à noite estudava em casa.

De abril a novembro de 2023, Emily focou intensamente no seu objetivo. Seu empenho e dedicação a levaram a investir parte de seu salário do estágio no Projeto Manus em dois cursinhos preparatórios de forma online, um dos cursos era específico para redação. Emily destacou o papel crucial do Projeto Manus como alicerce para seus estudos, diz que proporcionou suporte financeiro e encorajamento. “O Projeto Manus representa pra mim, um alicerce, me senti amparada e pude pegar parte do valor e investir nos meus estudos, investir nos meus sonhos”, declarou Emily.

Com o sonho de cursar Direito, ela envia uma mensagem inspiradora para os futuros candidatos do Enem, como incentivo: “Conheçam a prova, conheçam todas as regras, treinem muito, foquem no objetivo de vocês”, destaca a jovem estudante.

Karen Juliê de Souza Araújo: Dedicação e Apoio Familiar

Aos 17 anos, Karen Juliê de Souza Araújo, moradora da comunidade Princesa do Xingu, conquistou a excelente pontuação de 960 na redação. Sua jornada envolveu uma rotina intensa, estudava pela manhã na escola local, frequentava o cursinho popular em Altamira a tarde, e continuava sua rotina de estudos à noite, em casa.

Karen destaca a importância do Cursinho Popular da Prefeitura de Altamira, projetado especialmente para ajudar estudantes como ela a alcançarem boas notas no Enem. O cursinho popular, em funcionamento desde 2022, é totalmente gratuito e já ajudou dezenas de jovens a chegarem à universidade. Com planos de cursar Letras/Inglês e, posteriormente, Direito, ela aguarda ansiosamente pelo processo seletivo da UFPA.

Ambas as estudantes ressaltam o ambiente familiar como um fator determinante para o sucesso acadêmico. Emiliy agradece o apoio incondicional dos pais, enquanto Karen destaca o suporte constante de sua família, especialmente de sua mãe, que é professora.

O brilhante desempenho de Emiliy e Karen, não apenas enaltece a qualidade do ensino público em Altamira, mas também inspira outros jovens a perseguirem seus sonhos, independentemente das circunstâncias.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade