Uma cerimônia para celebrar a conquista de estar capacitado e pronto para o mercado de trabalho. Esta foi a sensação de 100 jovens do projeto ‘Manus’ que participaram da formatura realizada na sexta-feira, 13 de dezembro, no Centro de Convenções.
O evento contou com a presença dos alunos e os seus familiares, além dos servidores que auxiliaram os jovens durante o estágio. Neste ano, o projeto ofertou estágio e capacitação para 100 jovens, em todas as secretarias e setores da Prefeitura de Altamira.
Estagiário da Secretaria de Educação, o Hugo Silva de 17 anos, estagiou em uma escola. Para ele, os jovens altamirenses enfrentam muitas dificuldades para ingressar no mercado de trabalho e o ‘Manus’ foi a solução para esse problema. “A minha experiência foi muito boa, aprendi bastante coisa. Fui bem orientado e tudo isso me ajudou bastante. Pra gente que é jovem é muito difícil arranjar emprego, aí acaba não seguindo a oportunidade e o ‘Manus’ deu essa oportunidade pra gente, deu oportunidade de se desenvolver como pessoa e como profissional também”, relata.
A Natália Chaves, de 19 anos, conseguiu o primeiro emprego por meio do projeto ‘Manus, estagiando no Sistema Nacional de Emprego (SINE) Altamira. E graças ao pagamento da bolsa, ela conseguiu pagar vários cursos de formação e a habilitação. “A minha experiência foi muito boa, eu tive muitas experiências e gostei muito de conhecer pessoas muito legais. Foi uma experiência maravilhosa, eu atendi e conheci várias pessoas no meu ambiente de trabalho, convivendo com o público”, comenta.
Projeto ‘Manus’
Criado pela gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’ em 2022, o projeto tem como objetivo ofertar estágio para jovens de 15 a 17 anos na Prefeitura de Altamira. Com o emprego, os beneficiados veem no projeto uma oportunidade de se desenvolverem pessoalmente e profissionalmente. Além disso, semanalmente, recebiam capacitações para o mercado de trabalho e no final do mês eram recompensados com o pagamento da bolsa-auxílio no valor de R$600.
Ao longo desses três anos, o projeto ofertou o primeiro emprego e capacitou 300 jovens para o mercado de trabalho. Entre eles, a Dhielly da Costa, que após estagiar no Gabinete da Prefeitura, hoje tem um emprego de qualidade. “A minha experiência no ‘Manus’ foi algo surreal, foram experiências que eu fui criando no decorrer de cada dia, foi um período de um ano de estágio, mas nesse período eu pude aprender tudo que foi necessário para estar onde eu estou hoje. A palavra que eu digo é gratidão e agradeço muito. Depois que saí do estágio, minha vida está ótima demais! Recebi oportunidades únicas e hoje eu concluo 50% da minha faculdade. Fico grata por essa profissional que eu me tornei graças a essa oportunidade”, celebra.
O ‘Manus’, assim como o ‘Bênção’ e o ‘Esperança’, foram projetos sociais inéditos criados pela gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’. Os projetos se tornaram referência para todo o Estado do Pará, sinal de reconhecimento dos esforços tomados pela administração municipal.
“O projeto ‘Manus’ nestes três anos, formou trezentos jovens e teve um êxito total. Porque o prefeito Claudomiro ele realmente conseguiu fazer um projeto onde os jovens pudessem participar, se preparar e cada vez mais chegar mais próximo do futuro pra uma profissão. As portas abertas do projeto ‘Manus’ e traduzem oportunidade. Então só temos que agradecer os trezentos jovens que a gente esteve junto nesses três anos trabalhando, capacitando, aprendendo com eles também e abraçando a família de cada um. Esse é um programa inédito, inclusive outros municípios nos procuraram pra saber do projeto, e isso mostra que o nosso gestor tem compromisso social, sabendo que o jovem também é prioridade, assim como a criança. E o balanço que a gente tira disso tudo, é sucesso. O projeto merece respeito, merece aplausos e a gestão tá de parabéns”, comenta Ana Ariles Guerra, coordenadora de projetos sociais.
Texto: Antonio Luiz Ferreira – Ascom/PMA