Mais de 100 pacientes serão beneficiados com cirurgias eletivas em Altamira

0

Iniciativa da Prefeitura pretende zerar fila de espera no município até dezembro

Poder voltar a enxergar sem a visão embaçada, assim como até pouco tempo era possível, é o sonho do idoso Lázaro Soares, um dos primeiros pacientes beneficiados com o mutirão promovido pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria de Saúde do Município (Sesma).

Seu Lázaro tem catarata e comemora ter sido chamado para a cirurgia pela qual aguardava há meses. “Primeiro agradecer a Deus, o hospital, cada médico, cada enfermeiro que cuidam dos pacientes sem distinção de qual seja a enfermidade”.

O mutirão de cirurgias de vista começou nesta segunda-feira, 27, e segue até a sexta, 31 de março. A Secretaria de Saúde calcula que 140 pessoas, que já aguardavam pela operação, devem passar pelo procedimento realizado no Hospital Geral de Altamira, zerando, assim, até dezembro, a fila de espera causada pela alta demanda de pacientes com doenças como a catarata.

A diretora do Hospital Geral, Wilha Borges explica que a campanha é financiada com recursos do próprio município.

“É um momento de muita alegria e gratificação. Isso é um ganho muito importante para a saúde pública de Altamira. Então, a gente agradece muito à prefeitura municipal que tem a sensibilidade de melhorar a qualidade dos usuários [do Hospital Geral]”.

O Augusto Alves é o médico especialista responsável por devolver a saúde aos pacientes que passarão por cirurgias na visão. O oftalmologista destaca a importância de ações, como a coordenada pela Prefeitura de Altamira.

“Imagina a pessoa que não está vendo direito, que tem a possibilidade de fazer a cirurgia, pra reverter esse quadro, na vida dela, na vida social dela, na vida com os amigos, é um impacto [positivo]gigante”.

Além de catarata, a lista de cirurgias inclui pacientes com problemas de hérnia e vesícula, e mulheres que esperam por procedimentos ginecológicos. Como polo na região, o Hospital Geral de Altamira também atende a pacientes de outras cidades. Pacientes que ainda não estão com operações agendadas devem seguir o trâmite normal, após solicitação médica. É o que explica o secretário de Saúde do município, Antônio Carlos Lima.

“Você precisa passar na atenção básica [postos de saúde], para que o médico faça a avaliação. Posteriormente, ele [o médico]passa o encaminhamento para o cirurgião-geral ou o oftalmológico e, a partir desse momento, e se definido o problema cirúrgico a ser resolvido ele [o paciente]é encaminhado para a Regulação do município”.

No ano passado, a Prefeitura de Altamira beneficiou 1.020 pacientes com problemas de vista. No total, além desse tipo de procedimento, outras duas mil pessoas foram atendidas com cirurgias oferecidas no Hospital Geral.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade