Mais Saúde: UPA de Altamira realiza mais de 8 mil atendimentos por mês

0

O relatório mensal dos procedimentos e atendimentos realizados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Altamira, referente ao mês de fevereiro de 2024, aponta que a prefeitura proporcionou assistência de um total de 8.336 pacientes de Altamira e de outras oito cidades da região do Xingu, além de 264 pessoas de municípios vizinhos que necessitaram de atenção médica de urgência ou emergência na unidade.

Dentre os atendimentos prestados no primeiro contato, apenas 11 pacientes foram categorizados como de emergência (cor vermelha), enquanto 2.076 foram classificados como urgentes (cor amarela), 2.812 como de pouca urgência (cor verde) e 3.437 como não urgentes (cor azul).

No que diz respeito aos 264 pacientes vindos de outras localidades temos as cidades de Senador José Porfírio (com 62 pacientes), Vitória do Xingu (com 54), Brasil Novo (31), Medicilândia (25), e Anapu (24), municípios estes que aparecem com os maiores índices de atendimento.

Além do atendimento emergencial, a UPA de Altamira oferece exames de radiologia e laboratoriais. Em fevereiro, 1.216 pacientes foram submetidos a exames de radiologia, totalizando 1.994 exames realizados. Quanto aos exames laboratoriais, 1.150 pacientes foram atendidos, num total de 4.805 exames realizados. É importante destacar que o número de exames supera o de pacientes, devido às solicitações médicas.

O relatório também destaca que 110 pacientes foram transferidos para outras unidades de saúde, sendo 92 encaminhados para o Hospital Geral de Altamira (HGA) e 18 para o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT).

Em fevereiro, 278 pessoas deram entrada na UPA de Altamira, vítimas de acidentes de trânsito, número menor que os 358 registrados em janeiro.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade