Pensando na segurança e no bem-estar de nossas crianças, a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Defesa Civil, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e o Corpo de Bombeiros, promoveu dia 27 de março, uma capacitação para motoristas e monitores do transporte municipal escolar.
A capacitação teve como objetivo orientar os profissionais sobre direção defensiva, prevenção de acidentes, combate a incêndio, primeiros socorros e técnicas e manuseio de equipamentos de resgate.
Jocelli Adelima Pereira, é monitora de transporte escolar, e foi uma das 35 pessoas presentes no curso. A monitora conta que é a segunda vez que participa da capacitação e ressalta que é sempre bom estar preparada para qualquer incidente. “Já é a segunda vez que eu participo, segundo ano consecutivo, e esse ano o curso veio com novos conhecimentos, porque esse ano a gente teve o apoio da equipe dos Bombeiros Civis mostrando as qualificações e habilidades para ter em algum caso de emergência. E a gente nunca está preparado para um acontecimento desse, mas caso venha acontecer, com o curso já estamos capacitados”, afirma.
O motorista Thiago Christian, relata que na capacitação teve a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos. “Essa capacitação foi muito produtiva para todos nós, agora a gente pode ter uma segurança para poder acolher nossas crianças numa precisão e qualquer outra pessoa que estiver ao nosso redor. Só tenho a agradecer pelo curso, porque essa capacitação, se eu fosse pagar, ela seria muito cara, então a cada ano a gente vem aprendendo isso e todo ano é uma inovação”, disse.
Oduvaldo Costa Carneiro Júnior, coordenador da Defesa Civil de Altamira, ministrou a capacitação e reforça a importância do curso. Ele relembra as manobras que repassou aos participantes. “A gente sabe que eles lidam com crianças e as crianças caem, se machucam, e então eles precisam estar capacitados. Saber o que fazer no caso de uma emergência e também é bom que eles conheçam, também relembrem as leis de trânsito, o que é uma direção defensiva, como se portar no trânsito, os riscos para quem está ocupando o veículo. Eu ensinei a eles a reconhecerem sinais vitais, identificar o que é um desmaio, identificar o que é uma convulsão, realizar a manobra de desengasgo, manobras de primeiros socorros”, relata.
O agente de trânsito Carlos Alberto Rodrigues de Carvalho, aponta a importância da capacitação para os motoristas e monitores do transporte escolar. “Eles são motoristas profissionais, eles estão no dia a dia, eles conhecem o trânsito, eles conhecem as legislações e juntamente com esse trabalho com os monitores, vem só agregar cuidados maiores, que eles estão com essas crianças, haja vista que eles estão levando os nossos filhos e os filhos dele estão sendo levados por eles também. Então é muito importante que eles estejam capacitados, para que no momento que eles peguem essas crianças nos pontos e cheguem na escola com total segurança”, declara.
Para finalizar, Carvalho relata os resultados que o departamento de trânsito espera com a capacitação. “Esses veículos que eles conduzem, os índices de acidentes são mínimos, mas mesmo assim, a gente quer zerar os índices de acidentes de trânsito com veículos escolares. Então, hoje, o cuidado que a gente tem tanto com as crianças quanto com o veículo que eles trafegam, que eles conduzem para que a gente possa zerar, para que a gente chegue no final do ano e nenhum veículo desse possa ter se envolvido em algum sinistro e que nenhuma criança venha sofrer nenhum dano”, aponta.