Mutirão de cirurgias e consultas oftalmológicas realizadas no HGA diminui filas de espera e melhora a qualidade de vida da população

0

Empenhada em devolver a dignidade e garantir melhores condições de vida para pacientes com problemas de vista, a prefeitura de Altamira inseriu no cronograma de ações do Hospital Geral de Altamira (HGA), o mutirão de consultas e cirurgias oftalmológicas da rede pública municipal de saúde. Iniciado neste mês de agosto, 245 pessoas passarão por procedimentos oftalmológicos, que vão devolver a alegria de viver, pra quem agora vai poder voltar a enxergar.

Além da oferta de cirurgias de catarata e pterígio, a Secretaria Municipal de Saúde de Altamira já está realizando também consultas oftalmológicas, com todos os encaminhamentos, não existindo restrições para que os pacientes passem pela cirurgia especializada. Com o mutirão, a iniciativa da Sesma vai permitir que a cada mês, mais pessoas recebam os atendimentos que precisam em oftalmologia.

Após vários esforços da nova gestão, a iniciativa da prefeitura está garantindo, desde 2021, que centenas de pessoas possam voltar a enxergar e, assim, recuperar sua autonomia. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada, sendo que a maioria dos casos poderiam ser evitados – entre 60% e 80% – ou dispõem de tratamento.

Taiara Cecília, conta feliz que, em menos de um mês realizará um sonho ao fazer a cirurgia oftalmológica de pterídio.

“Graças a Deus o doutor foi excelente comigo, olhou na minha cara, olhou nos meus olhos direitinho, e falou da cirurgia. Meu problema me incomoda muito, tá coçando, o olho sempre vermelho, e as pessoas perguntam o tempo todo se eu estou chorando, e isso atrapalha muito. Hoje tô realizando meu sonho e recomendo que todas as pessoas com problemas nos olhos procurem a Unidade de Saúde, para ter acesso a essa cirurgia libertadora”, explica a paciente.

A diretora do Hospital Geral de Altamira, Wilha Maria Borges, explica que, para o paciente conseguir o atendimento no mutirão do HGA, é necessário ter uma solicitação médica.

“O fluxo de atendimento inicia na busca do paciente pelo atendimento clínico na UBS do bairro que mora, e após ser detectada qualquer suspeita ou alteração na visão, o paciente é encaminhado ao especialista de oftalmologista via Central de Regulação. Lá é dada a entrada para a consulta no HGA. É importante ressaltar que somente o médico especialista pode solicitar o encaminhamento da cirurgia, e feito isso, o paciente retorna pra Central de Regulação com a solicitação, e seguindo todos os trâmites, a Regulação encaminha para o Hospital”, ressalta a diretora.

Conforme estabelecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é obrigatório que todos os serviços especializados na área da saúde sejam acessados por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS). Portanto, é fundamental que o paciente se dirija à UBS mais próxima de sua residência, onde será submetido a uma avaliação médica para, somente então, obter o encaminhamento ao profissional especialista.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade