Nova Casa do Artesanato de Altamira será entregue nesta sexta-feira, 5 de dezembro

0

A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em parceria com a Norte Energia, concessionária da UHE Belo Monte, entrega nesta sexta-feira, 5 de dezembro, a nova Casa do Artesanato.

O prédio foi completamente reconstruído e projetado para acolher com conforto e dar visibilidade o trabalho das 28 artesãs que irão atuar no local.

O projeto começou a ser executado em agosto de 2025 e marca um novo capítulo para um espaço que faz parte da história da Altamira. Inaugurada em 2002 e reformada pela última vez em 2015, a antiga estrutura de 60 m² deu lugar a um prédio moderno, com 427 m².

O espaço conta com uma ampla área de exposição, dois banheiros acessíveis, um depósito para organização dos materiais, um ambiente destinado ao café, uma área de estar para convivência e uma varanda externa coberta que integra o prédio ao entorno e convida os visitantes a permanecerem por mais tempo no local.

A nova Casa do Artesanato foi planejada para unir funcionalidade, beleza e identidade cultural da região. Foram executados os serviços de fundação e estrutura, sistemas de esgoto e hidráulico, instalações elétricas e de iluminação, acessibilidade, paisagismo e mobiliário modulado, além de uma nova identidade visual.

Com desenho em formato de “L”, a construção foi pensada para se integrar ao entorno da Orla de Altamira, valorizar a vista do Rio Xingu e preservar o jambeiro existente no terreno, um símbolo natural que agora compõe o paisagismo do espaço. A estrutura combina alvenaria, madeira e elementos metálicos, trazendo amplitude e leveza ao ambiente.

A cobertura e o forro metálico possuem traçados inspirados em grafismos indígenas do Xingu, tema que também aparece nas pinturas da fachada. Os pilares metálicos externos remetem a árvores sustentando a cobertura. O pé-direito duplo e o sistema de venezianas de madeira garantem ventilação natural e conforto térmico, reforçados pelo uso de telha termoacústica.

Além de ampliar significativamente a área de exposição, o novo ambiente foi pensado para receber diferentes expressões artísticas. O espaço agora permite integrar artesanato tradicional, arte indígena, literatura de autores regionais e novas exposições rotativas.

A obra foi executada em atendimento à Condicionante 2.10 alínea “b” da Licença de Operação 1.317/2015, uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Serviço:
Entrega da nova Casa do Artesanato
Data: 05/12 (Sexta-feira) – Horário: 19h
Local: Casa do Artesanato
Endereço: Avenida João Pessoa, s/nº – Centro

Porta-vozes:
Renata Mengoni – secretária de Planejamento
Lourencio Campos – secretário de Cultura
Núbia Moraes – gerente de projetos socioambientais da Norte Energia
Thais Nascimento – vice-prefeita de Altamira
Loredan Mello – prefeito de Altamira

COMPARTILHE

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade