A reunião ocorreu noite da quarta-feira, 21 de julho no auditório da Casa Da Cultura, entre os moradores do entorno do bairro Lagoa e a prefeitura municipal de Altamira.
A reunião que já era esperada há anos pelos moradores da região da lagoa, localizada no bairro Jardim Independente I, contou com a presença de autoridades do município como o prefeito da cidade, Claudomiro Gomes, o coordenador de cultura Marcelo Sousa e o vice-presidente da câmara de vereadores de Altamira, Vanderjaime Santos, além de representantes da Associação de Moradores do bairro Jardim Independente I (AMBAJI) e dos representantes do Movimentos dos Atingidos por Barragem (MAB).
A ocasião marca o início dos diálogos da prefeitura com os órgãos responsáveis e acompanharam a apresentação de um diagnóstico feito pela equipe de planejamento e desenvolvimento da prefeitura, pois é necessário fazer a revitalização e recuperação da área degradada, mas para isso, é necessário que todas as famílias que ainda estejam no local sejam, de fato, remanejadas.
“Hoje foi uma reunião importante que a prefeitura de Altamira trouxe o resultado de uma vistoria realizada durante essa gestão e, o fato da prefeitura nos apresentar esse parecer é animador, sobretudo para as famílias que permanecem naquele local mesmo diante dos impactos. Então, as famílias saem contentes com o resultado desse parecer técnico”, explica Jackson Dias, representante do MAB.
Durante o encontro o gestor de Altamira entregou a um morador, o relatório completo com o estudo técnico realizado na área da lagoa, documento este, que deveria ter sido apresentado há pelos menos 7 anos e que pede ao IBAMA para reavaliar a situação dos impactados, assim a prefeitura assume o papel de porta-voz dos moradores nas negociações com a empresa responsável pela obra da Usina Hidrelétrica de Belo Monte
Após a implantação da UHE Belo Monte e estudos realizados pelo IBAMA, a empresa construtora da hidrelétrica precisou fazer a realocação das famílias que ocupavam a área. Porém, algumas famílias continuam na área e cobram que essa remoção seja feita o quanto antes.