Plano de arborização de Altamira conclui plantio de mudas com a participação de crianças de escola infantil

0

Plantar 2 mil mudas de árvores na cidade durante o ano de 2024, entre espécies florestais e frutíferas, nas ruas e avenidas de Altamira é o objetivo do Plano de Arborização, encabeçado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e que já vem sendo desenvolvido desde 2023.

O Plano de Arborização é uma iniciativa da Prefeitura de Altamira, por meio da Semma, e teve a sua conclusão no último dia 22 de maio, com o plantio de 100 mudas de árvores no Ruc Casa Nova. A ação teve a participação das crianças da Creche Raimundo de Marques Marinho, proporcionando aos pequenos uma experiência única de contato com a natureza e conhecimentos na prática sobre os cuidados com o meio ambiente.

É uma ação importante que a gente possa, desde o início, estar colocando as crianças nesse contato com a natureza que é tão importante e também de uma forma divertida eles estão aprendendo a amar a natureza, a cuidar e a preservar”, destaca Erika de Oliveira, diretora da unidade.

Ao todo, foram plantadas mais de cem mudas das espécies Macharimbeira, Ipê-rosa, Ipê-amarelo, Ipê-roxo e Ipê-branco em diversas ruas e áreas do RUC Casa Nova, somando mais de 500 mudas plantadas no bairro.

Para o coordenador do plano, Elnatan Ferreira, a participação das crianças nas ações é fundamental para que elas possam desde cedo ter consciência da importância das árvores. “É importante que as crianças participem desse projeto para que elas se sintam inseridas, se sintam participantes e corresponsáveis pelo plantio, para que elas sintam desde pequenininho que plantar uma árvore é importante, que os benefícios que ela causa para a sociedade, para os seres humanos, então inserir faz parte do cronograma do projeto, inserir essas crianças e toda a sociedade”, afirma.

Neste ano, o projeto já realizou a plantação de duas mil mudas de árvores nos bairros Uirapuru, Premem, Esplanada do Xingu, Centro, Aparecida, Sudam I, Independente I, Aparecida, Jatobá, São Joaquim, Água Azul e Casa Nova.

Desde que foi lançado, o plano de arborização de Altamira já realizou o plantio de 2.460 mudas, sendo 460 em 2023 e 2.000 em 2024, com as espécies Ipê-rosa, Ipê-amarelo, Ipê-roxo, Ipê-branco, Ipê-amarelo-de-jardim, Macharimbé, Mangueira, Jambeiro-vermelho, Jasmim-manga, Resedá, Murta-de-cheiro e Açaizeiro.

O ‘Plano de Arborização’ é promovido pela Semma desde 2023, visando beneficiar a cidade e oferecer à população uma melhor qualidade de vida pelos benefícios oferecidos pelas árvores, como embelezamento, paisagismo, amortecimento de ruídos, enriquecimento da flora e fauna urbana, amenização da sensação térmica, regulação das chuvas, entre outros benefícios que a arborização pode proporcionar à cidade.

Arborizar Altamira é uma preocupação da gestão Mais Vida, Mais Futuro, que entende a importância da cidade ter mais árvores para oferecer à população uma melhor qualidade de vida pelos benefícios oferecidos pelas árvores, como embelezamento, paisagismo, amortecimento de ruídos, enriquecimento da flora e fauna urbana, amenização da sensação térmica, regulação das chuvas, entre outros.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade