Polo Altamira recebe o primeiro encontro formativo do Programa Estadual Creches Por Todo o Pará

Considerando a adesão das Prefeituras dos 144 municípios ao Programa Estadual Creches Por Todo o Pará, criado pela Lei Nº 9. 256 de 13 de abril de 2021, a Coordenadoria de Educação Infantil em Regime de Colaboração com os municípios elaborou a Formação intitulada “A EDUCAÇÃO INFANTIL PENSADA EM REDE” em que construiu um cronograma de momentos formativos.

O programa funcionará em regime de colaboração entre o Estado e os municípios e, neste primeiro momento, cerca de 100 creches serão disponibilizadas em várias cidades do Pará com o intuito de promover a inclusão e a valorização da primeira infância em respeito à vida. Altamira é uma das cidades contempladas com uma Creche, que está sendo construída no Bairro Cidade Jardim (Buriti).

Para a Prefeitura de Altamira, este é um investimento oportuno e necessário, principalmente no Buriti, bairro populoso que será beneficiado com uma instituição de ensino completa, agregando crianças de bairros arredores e beneficiando toda a cidade. Cada unidade escolar construída pelo Programa Estadual de Creches terá a capacidade de atender 200 crianças de 0 até 5 anos de idade, oferecendo um espaço com 10 salas de aulas, berçário, lactário, além de toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

Para isso, todos os municípios que estão prestes a receber as unidades do Programa, como Altamira, Trairão e Novo Progresso, estão recebendo encontros formativos com as Secretarias Municipais de Educação. No Polo Altamira a formação aconteceu na SEMED, nos dias 21 e 22 de maio. As Formadoras Rosilene Quaresma e Edenilza Almeida, da Coordenação Estadual da Educação Infantil (SEDUC/PA), trabalharam e trocaram experiências com 30 participantes, entre eles Secretários Municipais de Educação, Diretores de Ensino, coordenadores de Educação Infantil, Gestores e Coordenadores de Creches municipais.

A formação teve por objetivo dialogar sobre os fundamentos legais para Educação Infantil (BNCC 2017, DCE-PA 2018, Diretrizes Curriculares da educação Infantil, 2009) e a sua Rotina Pedagógica, com os participantes, a fim de contribuir para a construção de uma proposta pedagógica que venha garantir o pleno atendimento às crianças e a comunidade, além da partilha de práticas exitosas, valorizando as diversas infâncias existentes no Estado do Pará.

De forma bastante inovadora no país, esta política educacional entre governo e municípios, proporcionará para as crianças um ensino prematuro e necessário para que possam ter sucesso na escolaridade ao ingressar no Ensino Fundamental.