Prefeitura apoia campanha de limpeza das margens do Xingu, em dia de cooperar

0

Mais de duas toneladas de lixo foram retiradas das margens do rio Xingu, na orla da cidade, no dia C de Cooperar Juntos pelo Xingu, da Campanha Rio Limpo, Povo Sadio, realizada no sábado, 12, em parceria com a prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Meio Ambiente (Semma) e sua equipe da divisão de educação ambiental.

Silnara Bento, bióloga da Semma, disse que “Agora, com a descida das águas, o rio secou um pouco mais, a gente consegue identificar uma grande quantidade de resíduos depositados nas margens do rio, e o nosso intuito é deixar o rio limpo e incentivar a população a ter mais cuidado, jogar o lixo na lixeira, evitar jogar no rio”, esclareceu a bióloga.

A campanha, idealizada pela Diocese do Xingu, reuniu dezenas de voluntários em uma manhã inteira de muito trabalho ao longo da orla e também da praia do Massanori e porto da Assurini. “Essa nossa campanha acontece desde 2008 e hoje nós temos muitos parceiros, como a Semma, o Sicredi, os escoteiros. E aqui a pessoa tem que ter amor e dedicação ao meio ambiente”, pontuou Pompeu Caldas, coordenador da campanha Rio Limpo Povo Sadio.

Foram mais de 5 horas de trabalho envolvendo adultos, jovens e adolescentes. A Secretaria de Meio Ambiente do município disponibilizou servidores e o caminhão que a remoção dos entulhos. Plásticos, pneus, ferro, lata, entre outros, estavam entre os resíduos recolhidos do rio no dia C de Cooperar. Além de fazer a limpeza das margens do Xingu, a campanha quer promover conscientização ambiental para toda a comunidade que desfruta da beleza do rio para lazer e apreciação.

“Agora com o período do verão amazônico, as pessoas costumam acessar não só as praias do município, mas também outras ilhas que elas utilizam para acampar. E fazendo o acompanhamento dessas áreas nós já identificamos uma grande quantidade de resíduos que ficam nesses locais. Então, nós pedimos à população que quando for pra esses locais, leve seu saco de lixo, guarde seus resíduos e quando retornar para o município, traga esse material para ser depositado em local adequado, já que a gente utiliza esses locais para diversão, então de certa forma nós devemos cuidar, manter o ambiente limpo e saudável para todos”, concluiu Silnara Bento.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade