Prefeitura dá início a 3ª edição do Concerto Ambiental

0

A Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (SEMMA), realiza entre os dias 04 e 07 de junho, no Centro de Eventos, a 3° edição do Concerto Ambiental.

O evento faz parte da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais.

O Concerto Ambiental de Altamira tem por finalidade atrair a atenção para a importância de conciliar desenvolvimento econômico, sustentabilidade, conservação florestal e resiliência do clima e meio ambiente.

Idealizado pela Prefeitura desde 2022, em sua primeira edição o Concerto teve como tema “A harmonia entre a conservação da floresta e as atividades econômicas sustentáveis e sua influência na mitigação das mudanças climáticas”. No ano passado, o evento recebeu a temática “Os desafios do maior município da Amazônia para o equilíbrio entre conservação florestal, desenvolvimento socioeconômico e mudanças climáticas”.

Os frutos dos debates geraram “A Carta de Altamira para o Meio Ambiente” e “81 metas ambientais” a serem alcançadas em até 50 anos. Algumas metas já foram executadas e ampliou-se os debates com enfoque nas atividades econômicas, baseadas na utilização de recursos biológicos de maneira sustentável.

Neste ano, o evento tem como pilar o projeto ‘Refloresta Altamira’, com a finalidade de cumprir metas de Restauração Florestal e implantação de Sistema Agroflorestais (SAFs) definidas no I Concerto e o que rege na Legislação Ambiental do Município no 3427/2022.

O projeto tem por objetivos: apoiar a recuperação de 812 hectares de áreas degradadas com espécies arbóreas e florestais nativas da região de Altamira, – entre as espécies estão o abacate, cacau, cupuaçu, açaí, andiroba, copaíba, cumaru, castanha, entre outras – como alternativa de reflorestamento para recomposição de área de preservação permanente, reserva legal e áreas de uso alternativo do solo, em unidades de produção familiar no município de Altamira.

III Feira da Bioeconomia
De forma simultânea será realizada a 3° edição da ‘Feira da Bioeconomia’, que tem como objetivo promover a venda e consumo de produtos locais madeireiros, não madeireiros e da agricultura familiar. A Feira destaca a culinária, o artesanato e a cultura de Altamira, além de homenagear os povos originários e ribeirinhos.

No evento, representantes do comércio local, povos indígenas, entre outros, receberam a oportunidade de apresentar os produtos produzidos a partir da matéria prima encontrada na floresta.

Eixos temáticos
Eixo 1: Recomposição florestal
Eixo 2: Manejo dos recursos florestais
Eixo 3: Sintonia Floresta e Clima
Eixo 4: Turismo ambiental

Programação:
04/06/2024 – Terça-feira
Local: Centro de Eventos
17h – Credenciamento
18h – Abertura da Feira da Bioeconomia (Apresentação Cultural)
19h às 20h30 – Cerimônia de Abertura
20h30 às 22h – Concerto da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia
22h – Encerramento

05/06/2024 – Quarta-feira
Local: Centro de Eventos
08h – Palestra de abertura: Projeto Refloresta de Altamira
09h – Discussão das Metas Ambientais
10h – Coffee Break
10h30 – Eixo 1: Recomposição florestal
12h – Intervalo para o almoço
14h – Discussão das Metas Ambientais
15h – Eixo 2: Manejo dos Recursos Florestais
17h – Coffee Break e Encerramento

06/06/2024 – Quinta-feira
Local: Centro de Eventos
08h – Discussão das Metas Ambientais
09h30 às 10h – Coffee Break
10h – Circuito intermunicipal de desenvolvimento de baixo-carbono da Amazônia
12h – Intervalo para o almoço
14h às 15h30 – Discussão das Metas Ambientais
15h30 – Coffee Break
16h – Sintonia Floresta e Clima
18h – Encerramento

07/06/2024 – Sexta-feira
Local: Centro de Eventos
08h – Turismo Ambiental
10h – Coffee Break
10h30 – Banda Municipal de Altamira e Apresentação Cultural
12h – Encerramento

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade