Prefeitura dá início à segunda ação do Castramóvel no Bairro Buriti

0

O Castramóvel Municipal iniciou na manhã desta terça-feira, 07, a segunda ação de cadastros de tutores e seus pets, que deverão receber as castrações. Desta vez o bairro que recebe a equipe de médicos veterinários de Altamira é o Buriti. Os cadastros estão sendo realizados na Escola Municipal Maria Luiza da Silva Holanda durante dois dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Altamira (Sesma), a expectativa de atendimento é de 150 animais entre cães e gatos.

Para fazer os cadastros os tutores precisam apresentar CPF, RG, comprovante de residência, CAD único ou pertencer a algum programa social da Prefeitura de Altamira. De acordo com a microempreendedora, Leiliane Ribeiro, a ação do Castramóvel vai garantir o controle da zoonose no Buriti. “Geralmente toda casa tem um animal de estimação, no meu caso em minha casa tem uma criança especial, ela é autista, e faz parte de tratamento, então essa iniciativa é muito importante para nós como criadores de animais, porque eles se tornam parte da família, na realidade vira um filho pet, né”.

José Júnior, médico veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) disse que a castração dos pets traz uma série de benefícios. “O primeiro é o controle populacional, evitando que muitos animais sejam abandonados, reduzindo também o número de doenças transmitidas de animal para animal e o benefício maior se trata da saúde pública”.

O Castramóvel é um projeto da Prefeitura de Altamira e pensado para ajudar no controle de zoonoses do município, atendendo a população e as Ongs de proteção animal com seus pets. A unidade móvel percorrerá vários bairros da cidade de forma itinerante com o objetivo de assegurar à população de baixa renda serviços de saúde para cães e gatos, evitando o abandono e promovendo saúde para os animais.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade