Prefeitura dá início ao I Concerto Ambiental de Altamira

0

De 02 a 05 de junho, Altamira será sede de um evento ambiental que visa contribuir para que o município alcance o equilíbrio necessário para o seu desenvolvimento sustentável.

Organizado pela prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (SEMMA), o I Concerto Ambiental de Altamira terá como tema: “A Harmonia entre a Conservação da floresta e as atividades econômicas sustentáveis e sua influência na mitigação das mudanças climáticas”. O evento acontecerá na semana do meio ambiente, e durante quatro dias, os participantes e palestrantes abordarão diversos temas no maior evento de meio ambiente já realizado no munícipio.

Com a missão de apresentar e debater a situação ambiental e todas as propostas para a conservação florestal, professores e pesquisadores de todo o país, organizações não governamentais nacionais e internacionais, cooperativas, além de técnicos e profissionais especializados nos temas, participarão das mesas e palestras oferecidas durante o evento, voltadas para o diálogo local sobre preservação, aliada ao desenvolvimento.

Para a administração municipal é importante discutir sobre as possibilidades de mudar a realidade de Altamira. Por isso, ao todo, nove (9) mesas irão abordar temas como: bioeconomia, arranjo florestal, harmonia rural, clima, turismo e meio ambiente, recomposição florestal, fomento para projetos sustentáveis e apresentação de projetos locais de desenvolvimento sustentável.

Por meio de um coletivo organizado com as instituições públicas, privadas e a colaboração dos principais atores da nossa sociedade, a prefeitura será capaz de criar e fomentar políticas públicas que promovam a recomposição florestal em larga escala em nosso município.

Atualmente, Altamira possui um passivo ambiental de aproximadamente 5.542 km2 de desflorestamento, contabilizados entre o período dos anos de 2008 a 2021, o que aprofunda a reflexão face ao desafio ao controle do desmatamento ilegal.

E para isso, a ‘Carta de Altamira para o Meio Ambiente’ é um instrumento que será o principal produto final deste grande evento, onde estarão descritas as metas que preveem as ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico, conciliando a prática e a manutenção dos serviços ecossistêmicos.

Neste contexto, o objetivo é contribuir para que o município alcance um equilíbrio necessário para o desenvolvimento sustentável, conforme as metas estabelecidas nesta Carta para os próximos 50 anos.

Durante todos os dias do I Concerto Ambiental de Altamira acontecerá simultaneamente a Feira de Produtos da Bioeconomia, apresentando o trabalho de artesãos e também, alimentação, onde será possível que os participantes possam degustar produtos como sucos, chocolates, mel, e outros, e apresentar produções regionais da bioeconomia, que movimentam a economia local.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade