Prefeitura dará início às ações de atendimentos do Castramóvel nesta segunda, 22 de abril. O primeiro bairro atendido será o Lama Negra

A comunidade altamirense está tomada por uma mistura de ansiedade, expectativas e alegria diante do mais recente avanço no campo da saúde animal: o Castramóvel de Altamira. Este serviço, oficialmente entregue à população na última semana, começará suas operações nesta segunda-feira, 22 de abril.

O Castramóvel realizará sua primeira ação exclusivamente para pets residentes no bairro Lama Negra, no campo de futebol, localizado na rua 2. Os tutores de cães e gatos deste bairro devem atender aos critérios estabelecidos no regulamento do programa, que incluem famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único ou em algum programa social da Prefeitura de Altamira, comprovante de residência no bairro e documentos pessoais originais dos tutores.

O processo de cadastramento ocorrerá nos dias 22 e 23 de abril, segunda e terça-feira, respectivamente. O cadastro dos tutores e seus animais será realizado das 8h às 14h, seguido por exames físicos e de sangue conduzidos pelos veterinários. As castrações estão agendadas para os dias 24, 25 e 26 de abril, das 8h às 17h, com a seleção dos animais baseada em exames físicos e hemogramas, visando assegurar a segurança dos procedimentos. As famílias serão informadas sobre os dias e horários para comparecerem com seus pets para a cirurgia, recebendo também orientações sobre o preparo dos animais e assinando o termo de consentimento e autorização.

Inicialmente, o Castramóvel oferecerá serviços nos bairros mais distantes e carentes da cidade, atendendo dois bairros por mês, além de colaborar com as duas ONGs de proteção animal de Altamira. Estima-se que cerca de 200 animais sejam castrados mensalmente, o que contribuirá significativamente para a redução da população de cães e gatos abandonados, promovendo tanto a saúde pública quanto a dos animais.

A introdução do serviço de saúde animal móvel representa um marco para a região do Xingu e é parte integrante das iniciativas de controle de zoonoses delineadas no Plano de Governo da gestão Mais Vida Mais Futuro. Com orgulho, Altamira se destaca como um dos poucos municípios do Pará a implementar essa iniciativa própria.