Diante do inverno amazônico, Altamira sofreu na terça-feira, 3 de abril, uma chuva torrencial prevista para cinco dias, registrada em poucas horas. Com isso, problemas crônicos, ocorridos anualmente no município, voltaram à tona.
A chuva forte registrou impressionantes 45 milímetros, 12% de todo o esperado para o mês de abril, ocasionando pontos de alagamento. A Defesa Civil Municipal já vinha acompanhando a situação, o que permitiu traçar um mapeamento dos pontos mais críticos e agir na prevenção de desastres.
Nesta quarta-feira, 4 de abril, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, foram iniciadas as atividades do ‘Gabinete de Emergências’ e do lançamento do ‘Canal de Atendimento’ da coordenadoria.
O gabinete é composto pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania, Secretaria Municipal de Obras, Viação e Infraestrutura, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social, Secretaria Municipal de Planejamento e da Secretaria Municipal de Administração e Finanças.
A criação do gabinete é uma ação do governo municipal e visa atuar de forma imediata nas áreas mais impactadas pelas fortes chuvas e atuará por período indeterminado, até o fim das fortes chuvas.
Além disso, a Prefeitura lançou um canal de atendimento direto entre a Defesa Civil e a população afetada direta e indiretamente pelas fortes chuvas, pelo WhatsApp (93) 99121-1554 e estará disponível 24 horas por dia.
Visita técnica a barragens
Com a criação do Gabinete de Emergências, técnicos e engenheiros da Prefeitura realizam ainda hoje, 4 de abril, vistorias de três barragens que estão localizadas no entorno do município.
A visita técnica tem como objetivo verificar as atuais situações das barragens, o nível das águas, além de produzir relatórios sobre as estruturas, que serão fornecidos ao Governo do Estado, órgão responsável pela regularização desse tipo de represa.
As barragens vistoriadas, a partir das 15 horas, serão:
Barragem: Parque do Açaí
Local: Rodovia Transamazônica – bairro Cidade Nova
Barragem: João Pezinho
Local: Vila Piauiense – Quilômetro 27
Barragem: Recanto Cardoso
Local: Ramal Monte Santo – Quilômetro 10