Em programação alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, dia 2 de abril, a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a formação ‘Práticas Educacionais na Perspectiva Inclusiva’.
Destinada aos profissionais da educação especial e inclusiva da rede de ensino de Altamira, a capacitação teve como objetivo aperfeiçoar e qualificar os profissionais. A professora auxiliar da escola Raimunda Rodrigues Mota, Marileusa Costa dos Santos, destaca a importância da capacitação. “Essa formação é muito importante para nós professores auxiliares, porque nos ajudou bastante para nós contribuirmos com os nossos alunos especiais que nós temos que ter todo o cuidado e essa formação nos ajudou muito e aprendemos coisas maravilhosas. Foi de uma importância incrível para todos nós professores estamos muito satisfeitos com essa formação. Tenho certeza que depois dessa formação nós estamos mais preparados para lidar com os nossos alunos em sala de aula, ajudar tanto os nossos alunos como também os seus familiares a saber lidar melhor com eles”, relata.
A formação contou ainda com a participação da neuropsicopedagoga e terapeuta ocupacional, Lucilene Oeiras, que ministrou a formação, aponta que os temas trabalhados durante a capacitação. “Participar dessa jornada inclusiva aqui em Altamira foi muito interessante, muito boa e muito proveitosa. A galera já tem uma prática e um conhecimento muito grande e eu pude acrescentar ainda mais. A gente conseguiu falar de uma forma ampla do que é a educação inclusive e especial, conseguimos trazer um aparato histórico, conceitos dos principais transtornos, falamos de práticas, coisas reais que eles vão poder utilizar em sala de aula. Tivemos três dias com oficinas práticas, ou seja, eles tiveram a oportunidade de botar em prática o que eles aprenderam, e eu acho que foi muito rico esse momento”, disse.
Nos três dias de formação os orientadores educacionais, professores auxiliares, professores da sala de recurso multifuncional e professores do AEE, participaram de oficinas pedagógicas e palestras.
Márcia Saraiva, coordenadora da Educação Especial Inclusiva de Altamira, aponta os resultados que espera com a realização da formação. “Os profissionais da rede para se capacitar, para se qualificar, uma troca de conhecimentos. Nós fizemos oficinas pedagógicas, palestras com especialistas. E nesses três dias fizemos formação, intermediando a nossa formação e assim capacitando para levar o melhor para nossos alunos e é o que a gente espera, que essa nossa formação reflita na aprendizagem dos nossos alunos”, afirma.