Prefeitura de Altamira e SEMTUR promovem Curso Teórico de Manipulação de Alimentos na Casa de Memória Transxingu

0

A Prefeitura Municipal, em colaboração com a Secretaria de Turismo (SETUR), durante dois dias, 21 e 22/08, das 8h às 12h, realizou o Curso Teórico de Manipulação de Alimentos na Casa de Memória Transxingu. A iniciativa tem como principal objetivo promover a capacitação e a conscientização sobre as melhores práticas de manipulação de alimentos, contribuindo para a excelência dos serviços alimentícios oferecidos na cidade, e tem parceria com o Sistema de Ensino Senar.

“Estamos promovendo um curso de produção artesanal de alimentos visando capacitar os altamirenses que tem interesse em trabalhar na gastronomia, contribuindo para a geração de emprego e renda dentro desse segmento da atividade turística. Queremos com esse curso capacitar profissionais para que nós possamos levar a gastronomia Xinguana para o mercado, para os operadores de turismo mostrar oque se pode fazer, o que temos de bom, com a gastronomia aqui do Xingu. Eles estão aprendendo a trabalhar utilizando todos os insumos existentes aqui na região, e que possamos ter a nossa identidade mostrada lá fora”, declara a secretária de turismo de Altamira, Eliana Couto.

O curso é voltado para profissionais da área de alimentos e bebidas, estudantes e interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre higiene alimentar e segurança sanitária. Foram abordados tópicos fundamentais, como armazenamento adequado, manipulação segura, controle de temperatura e prevenção de contaminação cruzada, e também, como preparar os produtos da região para atender os turistas.

“O turista quando vem ele quer comida regional, então não adianta fazer coisa de fora. Tem que ser trabalhado produto da região para atender esse turista que vem aqui e quer comer comida da região, e a nossa gastronomia no todo, no geral, é baseada na gastronomia indígena, então a gente tem que valorizar o que tem na região para poder servir”, afirmou Ivan Renato, gastrônomo, e instrutor do Senar.

Além das palestras e apresentações teóricas, o curso proporcionou interações valiosas entre os participantes, nas aulas práticas realizadas nos dias 23 a 25/08, na Churrascaria Tempero Brasileiro.

“O meu objetivo é aprender cada vez mais a culinária, conhecer um pouco do peixe, de saber cuidar, e a gente sabe a nossa maneira paraense, mas, é bom sempre aprender da maneira correta, assim a gente valoriza mais o produto da região”, Tatiana Silva Figueira, participante do curso.

Nessa etapa prática, os participantes puderam vivenciar diretamente as atividades de preparo, manipulação e distribuição de alimentos sob a orientação de profissionais, para uma imersão completa na rotina operacional de um estabelecimento reconhecido por sua qualidade e padrões elevados de higiene e segurança alimentar.

A Prefeitura Municipal e a SEMTUR acreditam que a capacitação contínua é essencial para o crescimento sustentável de nossa cidade, especialmente no setor de turismo e serviços.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade