Prefeitura de Altamira, em parceria com a Defensoria Pública, realiza Balcão de Direitos com oferta de serviços à população

Nos dias 18 e 19 de junho, a Prefeitura de Altamira, em parceria com a Defensoria Pública, promoveu a tão aguardada Expedição Xingu 3, marcada pela emissão de documentos e oferta de vários outros serviços para a população. A ação foi um esforço conjunto entre a Prefeitura e a Defensoria Pública, que uniram forças para possibilitar o acesso à documentação básica para aqueles que muitas vezes encontram dificuldades para obtê-la. Durante os dois dias de ação, a equipe da Prefeitura e da Defensoria Pública montaram uma estrutura na Escola Municipal Geraldo Emídio, no bairro Bela Vista, onde foram disponibilizados serviços de emissão RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título de eleitor, certidões, além de orientações jurídicas e informações sobre direitos e deveres dos cidadãos. “A busca da cidadania. O indivíduo que resgata a sua documentação, consegue colocar em dia, e a Defensoria Pública é esse elo que proporciona, através dessas ações, que ele possa alcançar esses direitos”, afirmou Edilson Santos Silva, Técnico da Defensoria Pública e coordenador Local Expedição Xingu 3. A Expedição teve com uma grande adesão da comunidade local, que compareceu em grande número para aproveitar os serviços oferecidos. Foi o que afirmou dona Maria Olívia, “Foi muito boa essa ação porque agora eu tô com a minha segunda via da identidade prontinha na minha mão, foi rápido”. Dineia de Assis soube da ação e buscou atendimento pra emitir a identidade do filho, o pequeno Lucas de 8 anos. “Eu aproveitei pra tirar a identidade dele porque a gente vai precisar viajar. Foi um atendimento rápido e ótimo, gostei muito”. destacou Dineia, beneficiada pela ação. Ao promover a Expedição Xingu 3, a Prefeitura de Altamira demonstrou seu compromisso em garantir o acesso igualitário aos direitos básicos de seus cidadãos. Além disso, a parceria com a Defensoria Pública fortaleceu a ação, oferecendo não apenas a emissão de documentos, mas também apoio jurídico para aqueles que necessitavam de orientação sobre questões legais. A ação evidencia a importância da colaboração entre órgãos públicos e instituições que visam o bem-estar da população. Essas parcerias são fundamentais para superar desafios e levar serviços essenciais às áreas mais remotas e vulneráveis, promovendo a inclusão social e o exercício pleno da cidadania. “O Cadastro Único, os CRAS’s estavam fazendo atendimento, sobre a carteirinha do idoso, benefício de prestação continuada. Isso é importantíssimo, garantir direitos de pessoas que realmente precisam”, completou Lucenilda Lima, Coordenadora do CAD Único de Altamira. Em Altamira a estimativa foi de 2.500 atendimentos. A ação que passou também pela cidade de Vitória do Xingu e deve alcançar ainda os municípios de Anapu, Medicilândia e Uruará.