Prefeitura de Altamira inicia campanha contra a dengue nesta quarta-feira (26)

Iniciativa vai potencializar a fiscalização em bairros da cidade com o objetivo de diminuir o número de casos da doença.

A prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), lança nesta quarta-feira (26) a Campanha de Enfrentamento à Dengue. A iniciativa surge após o aumento no número de pessoas com sintomas da doença. A ação vai com a participação de agentes comunitários e de endemias que realizarão visitas em residências, com o objetivo de orientar, prevenir e conscientizar os moradores de Altamira sobre a importância de manter as residências limpas, sem entulhos e água parada, além de diminuir os casos de dengue no município.

Os agentes também vão identificar focos de criadores do mosquito Aedes aegypti, e realizar tratamentos com sevícias em pneus, caixas d’água, recipientes de plantas e outros locais que podem conter água parada. A ação vai começar no bairro Bela Vista e atende em seguida moradores do bairro Independente II, bairros onde houve foram identificados a maior presença do mosquito Aedes aegypti por parte dos agentes comunitários de saúde. Percorrendo outros bairros da cidade em sequência.

Dados da Sesma apontam que, de janeiro até abril deste ano, foram registrados 71 casos da dengue em Altamira. Porém, outros 97 casos foram classificados como inconclusivos e seguem em investigação. Houve também o aumento no número de atendimentos a pessoas com sintomas da doença na UPA 24 Horas de Altamira.