Prefeitura de Altamira já testou mais de 4 mil pessoas para identificar casos de covid-19

A prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), segue acompanhando a situação epidemiológica do município, para que todas as medidas necessárias sejam feitas colocando a segurança e saúde das pessoas, em primeiro lugar. E de acordo com o último boletim epidemiológico desta segunda-feira (07/02), divulgado pelo município desde o início da pandemia:

18.380 casos confirmados

348 óbitos confirmados

Em relação aos dados obtidos nas últimas 24h:

474 casos suspeitos

64 casos confirmados

O avanço da vacinação evita os casos graves da doença, e atualmente todos os 06 leitos destinados ao tratamento da covid-19 no Hospital Geral de Altamira (HGA), estão ocupados e, de acordo com o boletim 06 pacientes seguem hospitalizados no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), que possui no total 20 leitos. E, nenhum dele está com lista de espera.

Reaberta em dezembro do ano passado, a Unidade Sentinela é a referência para identificação e testes para a covid-19, onde todas as pessoas com sintomas de gripe e resfriado, e que apresentam sintomas moderados podem procurar atendimento, e desde que o município ampliou a testagem da população, em 27 de janeiro, mudando o local de atendimento para um lugar mais amplo, no Ginásio do Premem, foram realizados:

4.343 Atendimentos médicos

4.391 Atendimentos de enfermagem (Total de testes realizados)

Tendo:

1.692 testes com reagente para covid-19

2.699 testes não reagentes para covid-19

Do total de pessoas que buscaram atendimento na Unidade Sentinela, nos últimos 10 dias, 1.128 apresentavam quadro de síndrome gripal, tendo sido descartados 1.669 casos de possível covid-19, e devido ao quadro clínico duas pessoas foram encaminhadas para a UPA.

Quando observamos o número de pessoas que procuraram atendimento, e que receberam alguma das doses da vacina contra a covid-19, os números mostram que:

301 pessoas haviam tomado a primeira dose

3.203 afirmaram ter tomado as duas doses

544 já tinham tomada a terceira dose (reforço)

E, das pessoas que apresentaram sintomas semelhantes aos quadros de covid-19 e síndrome gripal, 286 não haviam tomado nenhuma das doses da vacina que está sendo ofertada para todas as faixas etárias em idade vacinal, de segunda a sexta, nas unidades de saúde e na loja maçônica para as crianças de 5 a 11 anos, das 9h às 16h.

Em relação ao avanço da vacinação contra a covid-19 no município, até esta segunda (07):

84.838 pessoas tomaram a 1ª dose

69.772 2ª dose da vacina aplicada

18.413 imunizadas com a 3ª dose (dose de reforço)

As doses da vacina Janssen, destinada às áreas rurais e ribeirinhas por ser dose única, foram aplicadas 1.447 doses e 129 pessoas já receberam a dose de reforço.

O setor de imunização da SESMA já aplicou um total de 174.599 doses de vacina desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19.

Até o momento, 1.188 crianças foram imunizadas com a vacina pediátrica contra a covid-19.

Altamira hoje possui uma população estimada em 117.995 habitantes, tendo imunizado 60,35% da população adulta com o esquema completo (duas doses ou dose única) da vacina, tendo atingido apenas 15,60% da população vacinada com a 3ª dose (dose de reforço).