Prefeitura de Altamira lança Maio Amarelo buscando diminuição no número de acidentes de trânsito na cidade

Uma coletiva de imprensa, realizada na tarde da quarta-feira (10), marcou o lançamento do Maio Amarelo, uma campanha de iniciativa da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública Mobilidade Urbana e Articulação da Cidadania (Segmuc) e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), voltada para a educação no trânsito e diminuição nos números de acidentes na cidade. A coletiva contou com a apresentação de números referente ao trânsito de Altamira e também de atendimentos médicos feitos pelo Hospital Regional da Transamazônica, que participa do movimento de prevenção.

O Maio Amarelo tem como objetivo conscientizar a sociedade para a redução de acidentes de trânsito. O amarelo simboliza atenção e também é a sinalização de advertência utilizada no trânsito. Por este motivo, as ações e campanhas educativas neste período são de grande importância para a conscientização da população altamirense contra os perigos no trânsito e a adoção de hábitos mais seguros.

O diretor do Demutran de Altamira, Manoel Filho, apontou a imprudência como a principal causa de acidentes no município e que, segundo ele, a campanha Maio Amarelo tenta alertar.

“Não tem como acontecer um acidente se todos seguirem as regras do Código de Trânsito Brasileiro. É preciso que todos assumam suas responsabilidades e nos ajudem a mudar este cenário. Estamos nesta luta para que possamos juntos com todos os órgãos de fiscalização, fazer um trabalho de conscientização sobre a responsabilidade no trânsito”, declarou.

Para o mês de maio estão previstas diversas ações na área da educação no trânsito em vários pontos da cidade, envolvendo a fiscalização e blitz em vias, realização de blitz e ações em escolas, creches, sindicatos, associações, igrejas e empresas privadas, orientando condutores e pedestres com distribuição de panfletos educativos, exposições de faixas, peças teatrais e simulação de acidentes, buscando um trânsito cada vez mais seguro. As vias para a realização das ações de educação no trânsito foram escolhidas levando em conta o alto número de acidentes.

As avenidas Tancredo Neves, João Rodrigues, Djalma Dutra e Jader Barbalho (antiga Perimetral) terão atividades intensificadas durante o mês de maio devido ao alto número de acidentes registrados. Ações também serão realizadas na travessia para o Assurini

“O nosso foco é chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes no mês de maio. Vamos contar com diversas atividades pedagógicas no mês de maio para orientar pedestres, ciclistas e motoristas sobre a forma mais segura de se locomover no espaço urbano”, afirmou.

Dados

Dados do Demutran apontam que, de janeiro a abril de 2023, 216 acidentes foram registrados na cidade de Altamira na área urbana e rural. A grande maioria desses registros é referente a colisões entre veículos, com 121 ocorrências, ocasionadas por imprudências e desatenções no trânsito da cidade que conta com uma frota de 69.918 veículos. Mais da metade destes veículos são de motos (36.660), seguido por carros de passeio (12.903), caminhonetes (6.180) e caminhões (1.888). A cidade ainda possui tratores, camioneta, ônibus, micro-ônibus e ciclomotor.

A programação do Maio amarelo também terá a participação de instituições de outras esferas da administração pública. Entre elas está o Hospital Regional Público da Transamazônica que atende toda a região sudoeste do Pará. A unidade de média e alta complexidades recebe pacientes mais graves de todo o Xingu. De acordo com a instituição, os principais veículos envolvidos em acidentes na região são carros e motos. A maioria dos pacientes vítimas de acidentes de trânsito atendidos pelo hospital são motociclistas, representando 70% do total. Entre os traumas mais comuns estão: fraturas múltiplas, traumatismo cranioencefálico (TCE) e traumas de face.

A faixa etária com maiores registros de atendimentos no Hospital Regional Público da Transamazônica é de 18 a 40 anos.

O Coordenador de Enfermagem do Pronto Atendimento (urgência e emergência) do Hospital Regional Público da Transamazônica, Fábio Pinheiro, destacou que, de janeiro a abril desse ano, 79 vítimas graves de acidente de trânsito foram atendidas. A maior parte é de Altamira, chegando a uma média de 50% a 60% dos atendimentos totais.

“Temos uma imprudência grande, além do uso de álcool ou drogas atreladas aos atendimentos as vítimas e estamos aqui juntos para realizar um trabalho de prevenção, além de ação de prevenção dentro do hospital com usuários e acompanhantes”, disse.

Caminhada

Ainda dentro das ações do Maio Amarelo, na próxima sexta-feira (12), será realizada uma caminhada pelas ruas da cidade para promover a empatia em prol da preservação de vidas no trânsito, trazendo mais consciência e harmonia para um trânsito com mais respeito e responsabilidade, chamando a atenção para o alto índice de vítimas de acidentes.

A caminhada  envolverá o Poder Público Municipal, Estadual e sociedade civil organizada, e a concentração será às 8h, na Avenida Tancredo Neves, em frente à Escola Estadual Polivalente de Altamira.