A Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), em parceria com a Secretaria de Administração e Finanças, realiza quinta (17) e sexta (18), no auditório da SEMED, o Curso de Capacitação para Gestão Municipal referente a Plataforma + Brasil, ministrado pela Federação das Associações de Munícipios do Estado do Pará (FAMEP).
Voltado para os secretários municipais e coordenadores técnicos da Prefeitura de Altamira, o curso tem como objetivo permitir que os gestores possam, através da Plataforma +Brasil, captar recursos da União por meio de projetos e convênios, uma ferramenta do Ministério da Economia que gerencia todos os recursos federias para estados e municípios.
O secretário de planejamento, Waldecir Maia Junior, explica que a SEPLAN e a SEMAD decidiram apresentar a plataforma para as outras secretarias.
“O curso vai ajudar as secretarias terem o conhecimento e poderem acessar a plataforma, e com isso, verificar o que o governo federal está disponibilizando. Será através de projetos inseridos no sistema que conseguiremos trazer esses recursos para serem investidos no nosso município, verbas essas que são extra orçamentários, ou seja, adicionais ao orçamento do município”, explicou o secretário Maia Junior.
Ele explica ainda que o setor de convênio ficará disponível na SEPLAN para ajudar na captação de recursos sejam eles federais ou estaduais.
“Seja através de emendas ou verbas extra orçamentárias, a Seplan vai receber as demandas das secretarias e através da equipe de engenharia e arquitetura desenvolver os projetos para que possam ser elaborados e executados pelo município”, afirmou o responsável pela SEPLAN.
Durante os dois dias, o curso irá abordar os temas de:
– Legislação e Capacitação Técnica da Prática da Plataforma + Brasil
– Capacitação Técnica Plataforma Êxitos
– Escritório de Projetos
O diferencial da Plataforma +BRASIL é ser um sistema único online de âmbito nacional com potencial para integrar outros sistemas (módulos) para operacionalização de várias modalidades de transferências de recursos da União, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.
O Coordenador de Transferências Federais, Fabiano Cardoso, que ministrou o curso, abordou os pontos mais importantes para que o município possa estar preparado a fim de aproveitar o máximo possível as informações passadas durante o evento que têm relação direta com ferramentas que podem ser aplicadas no desenvolvimento do município, por meio da captação de recursos.
Na última terça (15), e na quarta-feira (16), a secretária de administração e finanças, Apoliane Gomes participou do 4º encontro de capacitação para gestão municipal, realizado pela AMUT em parceria com a FAMEP e a ACBM voltado para os secretários de administração dos municípios que compõem a região do Xingu.