Prefeitura de Altamira realiza entrega de equipamentos de saúde

0

A manhã da terça-feira, 25/04, foi de muito trabalho e alegria para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA), após a prefeitura de Altamira realizar uma série de ações que irão permitir a redução de distâncias de atendimento, melhorando a qualidade de vida da população.

A primeira grande entrega feita foi na Unidade de Saúde Ilvanir Denardim, com a inauguração da Unidade de Telemedicina e apresentação do prontuário eletrônico em nuvem, iniciativas da gestão ‘mais vida, mais saúde’ que permitem um melhor acompanhamento da saúde de todos.

“Em vários municípios a telemedicina é restrita a uma sala, dentro de um consultório de uma unidade básica de saúde, mas aqui vamos criar uma unidade, em vez de só receber a telemedicina, vamos levar para os distritos mais distantes, locais de maior difícil acesso, fazendo o atendimento a essa população”, declara o secretário de saúde de Altamira, Antônio Lima.

O espaço é único na região Sudoeste do Pará e foi construído pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e vai funcionar no Centro de Saúde Ilvanir Denardin, ajudando a reduzir as filas de espera por atendimentos médicos. Todos os pacientes serão encaminhados ao novo espaço por meio da Central de Regulação e Vagas do município de Altamira.

 

Gean Machado, presidente do Conselho Municipal de Saúde, comentou sobre a importante iniciativa da gestão, que busca reduzir distâncias nos atendimentos de saúde.

“É de suma importância para a população, vai atender as comunidades mais distantes, os ribeirinhos, a zona rural, e principalmente uma gama de serviços. São 10 especialistas, uma inovação na saúde, e o conselho tem acompanhado essas novas reformulações que só quem tem a ganhar é a população do município”, enfatiza.

Em seguida, outra grande ação que irá contribuir com o sorriso saudável da população, foi a inauguração do novo prédio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que está funcionando agora na antiga UBS do bairro Aparecida. Atualmente o espaço conta com oito profissionais, e oferta além dos serviços de endodontia, próteses, cirurgia buco maxilar, periodontia, ainda tratamento de pessoas com necessidades especiais e odontopediatria, que não são ofertadas nas unidades de saúde do município.

“Sem a estrutura não tem como ofertar um serviço de qualidade, então esse novo espaço veio em uma boa hora, pois conseguimos melhorar ainda mais nosso serviço”, declara Regina Rodrigues, coordenadora de saúde bucal de Altamira.

Para que os usuários do sistema municipal de saúde tenham melhor qualidade no atendimento, a prefeitura de Altamira entregou também para o Hospital Geral de Altamira (HGA), poltronas, colchões, fardamento para equipe, instrumentos para procedimentos cirúrgicos, rouparia para pacientes, além das melhorias na parte estrutural e predial com o conserto e a manutenção dos geradores do HGA, a compra de bomba, conserto das autoclaves e secadoras, garantindo mais agilidade na assistência prestada à população.

“A prefeitura municipal juntamente com a secretaria de saúde não tem medido esforços para melhorar a qualidade da assistência ao usuário desse município, então pra gente hoje é um dia de muita festa”, ressalta a diretora do HGA, Wilha Maria.

Dando andamento às ações de melhorias nos atendimentos de saúde, servidores puderam fazer uma visita nas futuras instalações da UBS Buriti, garantindo que em todos os cantos do município, a população possa receber os atendimentos de saúde com qualidade.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade