PREFEITURA DE ALTAMIRA RECEBE DA NORTE ENERGIA OBRA DO CENTRO INTEGRADO DE PESCA ARTESANAL

A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta terça-feira (11), no Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR).

A obra, que vai beneficiar diretamente o setor pesqueiro da região e trazer comodidade à população, foi entregue pela empresa Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte. O Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR) é uma das condicionantes pela construção da hidrelétrica e sua construção foi iniciada no ano de 2015.

O dia de hoje se tornou histórico para o setor pesqueiro de Altamira e região. É um importante momento, pois os pescadores terão a possibilidade de processar melhor o seu produto. Hoje, os rios Xingu e Iriri sofrem com a escassez de peixes. Há uma necessidade de se trabalhar o repovoamento do rio, fazer um trabalho de reciclagem e de educação ambiental com os pescadores e incentivar a criação de peixes em tanques redes, usando a própria estrutura do rio Xingu, para que assim o município possa ter, de fato, a produção que este centro vai precisar, que é cerca de 5 toneladas.

Essa parceria entre prefeitura de Altamira e Norte Energia será importante para o desenvolvimento de toda a região.

Após a entrega, a Cooperativa dos Pescadores de Belo Monte é quem assume o comando e será responsável pelo gerenciamento do espaço.

“O CIPAR deveria ter sido entregue em 2016, mas esse atraso acabou sendo benéfico, justamente com a modernização da tecnologia. Hoje, toda a estrutura acabou sendo repensada, para atender às exigências do CIF, que também teve alteração de 2016 pra cá. Então, o atraso que antes a gente achava que era negativo, trouxe benefícios para a categoria”, afirmou o presidente da cooperativa, Giacomo Dallacqua.

A estrutura inicial passou por readequações e no total, teve um investimento de 25,4 milhões de reais. O CIPAR forma um complexo de pesca, com unidade de processamento de pescado, fábrica de gelo e mercado para comercialização de peixes. O local conta com 48 boxes comerciais, auditório, área de carga e descarga, área de recepção de insumos, túnel de congelamento e câmaras para produtos congelados e frescos.

“Com o tempo, tivemos a oportunidade de repensar o projeto, inclusive de que forma o projeto ia atender o pescador. A cooperativa vai poder trabalhar com o pescador, e ter acesso à linhas de crédito, podendo financiar projetos de renda que estejam associados ao CIPAR”, declarou Giacomo.

A expectativa é que o novo mercado de peixes de Altamira beneficie toda população.

Veja a reportagem!