A entrega do travessão aos moradores foi realizada no sábado, dia 07 de agosto, data bem antes do prazo previsto pela equipe de engenheiros da prefeitura.
A prefeitura de Altamira continua desempenhando ações de recuperação de ramais na área rural do município. Neste último final de semana, ao lado de vereadores, secretários e moradores da comunidade o prefeito fez o desenlace da fita inaugural.
A iniciativa marca a inauguração das obras de recuperação do travessão do Bom Jardim I, localizado na região da gleba Assurini, local que há pelo menos uma década, estava abandonado.
“Segundo os moradores mais antigos daqui, foram 12 anos de espera, mas graças a Deus foi feito uma estrada, com terraplanagem, colocado tubo (bueiros), feito ponte. Ficou tudo ok”, afirma o agricultor Daniel Jacinto.
O prefeito de Altamira declarou com a alegria e entusiasmo, o fato de ter tirado do isolamento essa comunidade que estava sem acesso ao rio há mais de 15 anos e podendo assim, cumprir com a missão de levar mais vida e mais futuro para todo o município.
No local foram realizados serviços de terraplanagem, cascalhamento das ladeiras, construção de pontes e instalação de bueiros. O objetivo da gestão é facilitar a trafegabilidade dos moradores da região, possibilitando o escoamento da produção agrícola e garantindo o direito de ir e vir dos moradores da região.
“A prefeitura andou e visitou todas as populações, todos os travessões, todas as localidades e pudesse ver as necessidades”, declarou o vice-prefeito, Jorge Gonçalves.
OBRAS NA ÁREA RURAL
Toda ação foi executada pela Secretaria Municipal de Obras, Viação e Infraestrutura (SEMOVI). Do início dos trabalhos até a inauguração, foram cerca de três semanas.
“Os agricultores que são as fontes mais inspiradora, porque se não fosse nós agricultores, nada na mesa das pessoas que vivem na cidade não chegaria. Em termo da construção, eu estou muito satisfeita”, afirma a agricultora Maria Aparecida.
VIDA NOVA
Francisca Pereira Soares é uma das primeiras moradoras da comunidade, ela conta que devido os anos de abandono já havia perdido a esperança de um dia a estrada ser recuperada.
“Essa estrada foi ruim demais, porque nós já sofremos muito aqui. Muito, muito mesmo”, lembra a aposentada Francisca Pereira Soares.
Seu filho, Genivaldo Pereira Soares, que é agricultor, aproveitou a oportunidade para agradecer a gestão pelas obras na comunidade.
“Hoje é uma satisfação pra nós muito grande, ter uma estrada renovada, nova, bem feita e pra nós é muito gratificante isso”, declara o agricultor.
Presente na cerimônia, o presidente da câmara de vereadores, falou do empenho do legislativo em apoiar as grandes ações do executivo no município.
“Estrada vai permitir que eles possam escoar sua produção, pra que possam produzir melhor, ter acesso a saúde e a educação, a serviços da assistência social e tudo isso favorece”, ressaltou Silvano Fortunato.
Na oportunidade, o prefeito também esteve na localidade do Ramal das 4 bocas onde se reuniu com moradores da região e deu ordem de serviço para recuperação de mais 8 travessões na Assurini, levando desenvolvimento e mobilidade com as obras em mais de 50 km de estrada.
ASSISTA A MATÉRIA!