Prefeitura entrega UBS da Brasília totalmente reformada que passará a atender também no período noturno

0

Após 11 anos da construção, a Unidade Básica de Saúde do bairro da Brasília foi reformada pela primeira vez. Com um investimento de mais de R$ 450 mil reais, a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), entregou para a população altamirense a 21° unidade de saúde totalmente revitalizada e montada com equipamentos novos.

Com a reforma a unidade recebeu duas novidades. Uma delas é a equipe Multiprofissional, composta por psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e educador físico, especialistas que ampliam os serviços ofertados na unidade. A outra boa nova é o horário de atendimento que será ampliado, passando a atender os moradores também no horário noturno, até as 21h.

Morador do bairro da Brasília há 7 anos, seu Raimundo Gilson Moraes, aprovou a extensão do horário de atendimento. “Mais tempo para ser atendido com o serviço de saúde, agora não vai faltar tempo para ser atendido”, comemora.

A UBS da Brasília conta com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e a coordenação administrativa, além da equipe multiprofissional, atendendo milhares de moradores da grande Brasília.

Ana Paula Siqueira dos Santos trabalha como agente de saúde na unidade há 20 anos. Para ela, a reforma também beneficia os profissionais de saúde. “Gratidão porque agora temos um melhor local de trabalho, agora vamos trabalhar com mais conforto e qualidade, assim como nossos pacientes merecem”, relata.

A Unidade agora conta com consultório médico, consultório de enfermagem, consultório de odontológico, além de auditório, farmácia, sala para a realização do exame do PCCU, sala de imunização, sala de testagem com testes de pezinho e de malária, triagem e acolhimento, sala de hidratação e sala para curativos.

Para nós é um prazer imenso receber uma unidade nova. Ter o prazer de trabalhar em um ambiente novo, com toda a tecnologia, toda a estrutura necessária para desenvolver bem nosso trabalho com excelência, e atender a comunidade é uma sensação sem igual”, destaca a coordenadora da unidade, Suzane Cruz.

A reinauguração da UBS contou com a presença de servidores da Secretaria Municipal de Saúde, servidores da Unidade, autoridades e moradores, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde, resultando em público de mais de 250 pessoas presentes.

Jean Machado, coordenador da Atenção Primária e Saúde de Altamira, aponta que a reforma traz vantagens também para os servidores da unidade. “Além da população estar recebendo uma unidade totalmente nova, a população ganha, mas também nossos servidores ganham com esse imóvel para que eles trabalhem adequadamente e desenvolvam suas funções”, diz.

A UBS do bairro da Brasília funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos, manhã, tarde e noite e está localizada na avenida João Coelho, n° 642. “Nós estamos oferecendo a população um local agradável, para ela vir aqui em busca do serviço de saúde que ela precisar na atenção básica e com certeza a reforma vai proporcionar isso, com um melhor atendimento, com um melhor serviço e uma melhor condição de trabalho para os funcionários realizarem suas atividades”, declara Waldecir Maia, secretário de Saúde.

Dominguinhos

A Unidade recebeu o nome de José Domingos Pereira, conhecido entre os amigos como ‘Dominguinhos’, grande defensor de causas sociais em Altamira, principalmente na área da saúde, com participação ativa junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), precisamente no Conselho Municipal de Saúde.

Natural do Maranhão, Domingos adotou Altamira como cidade natal, onde se formou e foi servidor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Trabalhou em vários órgãos ligados a saúde, como no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da Sespa, na Prefeitura de Altamira e também atuou como Presidente do Conselho de Saúde e da Associação dos Moradores do Bairro Jardim Independente I (Ambaji).

UBS

A reforma da Unidade Básica de Saúde do bairro da Brasília entra para a lista de diversas reformas realizadas pela gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’, como as UBS dos bairros Boa Esperança, Santa Ana, Sudam I, Sudam II, Nova Altamira, Cruzeiro, Bela Vista, Independente, Alberto Soares, Colina, Mutirão, Premen, São Joaquim, Centro, Jatobá e Laranjeiras.

As reformas também contemplam as localidades rurais de Altamira, como a comunidade Quatro Bocas e a Vale Piauiense, que será entregue essa semana aos moradores. Além da zona rural, o Distrito de Castelo de Sonhos também recebeu uma UBS totalmente reformada. É a gestão Mais Vida Mais Futuro promovendo qualidade de vida e saúde para toda a população.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade