No dia 05/09, a equipe de articulação de mobilização do Selo Unicef iniciou a jornada de formações para implementação do Programa Lavagem de Mãos e Higiene nas unidades de ensino que foram contempladas. Essa iniciativa faz parte das ações para certificação do Selo Unicef. Nela, o governo municipal fornece higiene das mãos como investimento em saúde pública e resiliência econômica. O programa tem como meta atingir 10% das escolas municipais com o Programa implementado neste segundo semestre de 2023.
O Programa de Lavagem de Mãos e Higiene tem como público-alvo crianças e adolescentes, na pré-escola e séries iniciais do ensino fundamental, proposto pelo Resultado Sistêmico 3 do SELO UNICEF que visa promover essa prática tão essencial em termos de saúde pública para manter os estudantes nas escolas, promover a educação e evitar doenças e agravos relacionados à falta de higiene no ambiente escolar.
Todo trabalho é voltado na importância de lavar as mãos e levar esse ensinamento às crianças. Com isso, o intuito é estimular os hábitos de lavar as mãos, prevenir a saúde e conscientizar e serem multiplicadoras para suas famílias.
A partir desta ação, o município se compromete a capacitar profissionais de educação, saúde, proteção social e saneamento básico para a implementação do programa de lavagem de mãos e acesso à água e saneamento nas escolas. Para realização da formação, o apoio dos Profissionais da Saúde foi essencial, pois, com muita clareza, repassaram os passos para lavagem das mãos de forma correta.
O público-alvo dessa primeira formação foram os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos e na próxima semana serão os professores. O objetivo é formar nossa rede para um bom desempenho na execução do Programa.