Prefeitura investe em melhorias da rede de saneamento e distribuição de água

Água tratada com qualidade chegando até as torneiras das residências.

“Hoje, graças a Deus, está tendo água bastante mesmo, água constante e abundante, sobe na caixa, água no chuveiro e na torneira” disse Delita da Silva, moradora do Ruc Lanjeiras.

A prefeitura vem trabalhando pela melhoria no abastecimento de água no município, e hoje o Ruc Laranjeiras está 100% abastecido pelo sistema de saneamento básico de Altamira. Poucas residências seguem recebendo água do carro pipa.

“A gente conseguiu estabilizar o problema da água no bairro, conseguimos manter um fluxo contínuo no local. A população, que antes precisa ser fornecida através de carro pipa, hoje têm água na rede 24hs por dia.” disse Vagner Oliveira, coordenador da Cosalt.

A Coordenadoria de Saneamento de Altamira (Cosalt) também realizou a troca dos mangotes de duas redes da captação flutuante do Rio Xingu, o que vai dar ainda mais vazão à água na estação de tratamento.

“Estamos dando os últimos ajustes aqui capitação, o objetivo dessa é que finalmente vamos conseguir disponibilizar um volume maior de água bruta para estação de tratamento de água, consequentemente vamos ter mais água disponível para distribuir para cidade” afirmou o coordenador.

A captação funcionando 100% vai garantir a demanda hídrica da estação de tratamento, melhorando o fornecimento de grande parte do município e impedindo a falta de água em residências, estabelecimentos comerciais e unidades escolares.

Segundo a Colsat, a troca dos mangotes era necessária para os equipamentos funcionarem com uma ampla faixa de operação, obtendo maior segurança operacional na distribuição de água potável para a população.

A iniciativa faz parte de uma série de ações executadas pela Colsat para garantir o abastecimento com água de qualidade para a população.