Prefeitura lança terceira turma do Projeto Manus, que oferece primeiro emprego a jovens estudantes

0

O ser humano em primeiro lugar. Esse é o objetivo da Prefeitura de Altamira com o desenvolvimento de diversos projetos sociais como o ‘Criança Feliz’, ‘Bênção’, ‘Esperança’ e ‘Manus’. Com a realização desses projetos, milhares de vidas estão sendo transformadas no município, oportunizando qualidade de vida, emprego e renda para os altamirenses.

No dia 13 de março, foi dada a largada da edição deste ano do Projeto ‘Manus’, que neste ano já está em sua terceira turma, contando com a participação de 100 jovens na faixa etária de 16 a 18 anos de idade. Os jovens passam o ano todo no estágio de trabalho de meio período em secretarias ligadas à administração municipal, de segunda a quinta-feira. E às sextas-feiras o projeto oferece a eles capacitações de Português Instrumental, Redação, Língua Inglesa, Empreendedorismo, Matemática Financeira e Informática.

Tendo como objetivo a inclusão dos jovens estudantes do ensino médio, acompanhados pelos serviços socioassistenciais, levando em consideração a situação de vulnerabilidade social, fomentando assim a geração de emprego e renda para juventude de Altamira.

Emily Lima, de 18 anos, participou da edição do ano passado do ‘Manus’ e conta que teve a vida transformada pelo projeto. “O projeto ‘Manus’ me transformou por completo, depois que me formei me tornei uma jovem muito mais proativa, muito mais comprometida, muito mais sonhadora, e principalmente confiante. Durante não só o estágio, mas durante as capacitações também eu adquiri muito conhecimento, aprendi muito com as pessoas que me rodeavam. E hoje com certeza a palavra que define é essa, confiança, comprometimento e gratidão. Eu agradeço de todo coração a gestão, e através desse projeto minha vida foi transformada”, afirma.

A jovem acrescenta, aconselhando os participantes desta edição a aproveitarem a oportunidade. “O conselho que eu dou para vocês, da turma de 2024, é para que realmente aproveitem, desfrutem verdadeiramente dessa oportunidade. Essa oportunidade hoje é real na vida de vocês, e se você quer adquirir conhecimento, se você quer aprender, se você quer adquirir experiência, o projeto é o lugar certo. Então realmente aproveitem, se dediquem, deem o seu máximo”, orienta.

Emilly Brasilino Leite, de 16 anos, faz parte da nova turma do ‘Manus’ e conta sua expectativa para as atividades do projeto. “Minha expectativa com esse projeto é muito grande porque vai ser uma oportunidade muito grande e creio que será um ano de muito aprendizado, e que irá beneficiar tanto na minha vida profissional quanto pessoal. Estou muito feliz e muito animada”, comemora.

Outra jovem que teve a vida transformada com o ‘Manus’ foi Jamilly Kariele, de 18 anos. A adolescente conta que com o projeto pôde ajudar financeiramente sua família. “Com a ajuda do Projeto ‘Manus’ eu consegui ajudar em casa financeiramente, porque moro de aluguel e precisávamos ter uma renda para nos manter. E como eu moro só com a minha mãe, a renda tava bastante apertada, mas com a ajuda do ‘Manus’ conseguimos nos beneficiar muito”, afirma.

Jamilly trabalhava auxiliando as atividades de professores em uma escola e inspirada na rotina de trabalho, decidiu cursar o ensino superior em Pedagogia. “Na escola a gente tá ali estudando, mas a gente não vê o trabalho do professor, em como consegue planejar as aulas e dentro do estágio a gente consegue ter uma base de como funciona a vida do professor. E conhecendo essas atividades eu decidi cursar pedagogia. E espero que o projeto consiga continuar, para que outros jovens tenham a mesma oportunidade que eu tive”, relata.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade