Prefeitura municipal de Altamira promove Oficina de capacitação para fomentar a cultura local

0

Durante esta quinta-feira, 10, e a manhã da sexta-feira, 11, a prefeitura oferta no Teatro Municipal Jarbas Passarinho para dezenas de fazedores de cultura da cidade, dos mais variados segmentos, a oficina de capacitação dividida em três etapas com apresentação das especificidades das leis, estruturação de um projeto e a criação de um pequeno projeto, tudo com o objetivo de dar os direcionamentos necessários para que todos artistas e fazedores de cultura possam acessar leis e editais culturais.

O cacique Kwai da aldeia Itaaka, da etnia Assurini, participou da oficina de capacitação ofertada pela Secretaria de Cultura de Altamira, e falou sobre a ansiedade em conhecer mais sobre as leis de incentivo à cultura.

“Estou muito ansioso em aprender e participar dessa capacitação, que é onde vai trazer melhorias e a oportunidade de a gente acessar os recursos, fazendo projetos, pois nós povos indígenas somos desassistidos nessa questão de projetos, então acredito que a capacitação vai trazer a oportunidade de trazer melhoria pro nosso povo”, ressaltou o cacique.

Com o objetivo de impulsionar a cena cultural local e maximizar as oportunidades de financiamento e apoio para projetos culturais, a oficina, que tem a duração de 15h e contará com entrega de certificado ao final, oferece a oportunidade de conhecer melhor os benefícios oferecidos pelas diferentes leis de incentivo à cultura, aprendendo como elaborar projetos sólidos e bem fundamentados que atendam aos critérios estabelecidos.

“Essa oficina é de capacitação para que eles possam escrever os seus projetos e acessar as leis de fomento a cultura, leis que não estão ao alcance dos governos municipais e estaduais, mas somente dos artistas, através de grupos ou coletivos. Nesse momento, essa ferramenta que estamos proporcionando é para que eles nos ajudem a trazer recurso para o município, gerando emprego, renda e oportunidade”, afirmou o secretário de cultura de Altamira, Marcelo Altamirense.

A Prefeitura Municipal de Altamira, através dessa iniciativa, reafirma seu compromisso em apoiar e incentivar a diversidade cultural e artística, oferecendo oportunidades acessíveis para que os fazedores de cultura transformem suas ideias em realidade.

“Quero primeiramente parabenizar a iniciativa pois muito da cultura precisa de investimento, tem muitos artistas que precisam de investimento, e nem sempre temos apoio do comércio local, e o município de Altamira e a região do Xingu só tem a ganhar, porque dinamiza mais ainda o movimento de enriquecimento da nossa cultura”, destacou Elessandro Verício.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade