Coletivo Mães do Xingu e Prefeitura promovem ações em praça pública alusivas ao setembro amarelo

0

Uma Vista pela Vida é tema de uma ação que está sendo realizada durante todo o mês de setembro em Altamira, alusiva à campanha de prevenção ao suicídio, reforçada neste mês em todo o país.

As ações são voltadas para as famílias e estão acontecendo em locais abertos e públicos. A primeira delas foi realizada na Praça do Mirante, bairro Brasília, na manhã do dia 09 de setembro e reuniu a comunidade local. Os participantes receberam café da manhã, e tiveram momentos recreativos com música, dança, ginástica, roda de conversa, torneio e atividades para crianças.

As futuras ações da campanha Uma Vista pela Vida estão agendadas para as próximas semanas. No dia 16 será na Praça da Independência, às 16h, onde estão programados torneio de vôlei, feira da economia criativa, roda de conversa e atividades para crianças.

No dia 30 a ação será de encerramento das programações e será realizada na Praça Glauco Meireles, na orla da cidade, às 18h, onde haverá premiação dos torneios, feira da economia criativa, apresentações culturais do Projeto Esperança, apresentações da Escola de Dança, Escola de Música e do Grupo Folclórico Cisne Branco, além de um Sarau Literário.

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente. (Informações do site https://www.setembroamarelo.com )

A campanha Uma Vista pela Vida é uma iniciativa do Coletivo Mães do Xingu, e conta com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade