Prefeitura promove I Encontro de Saúde da Mulher para servidoras da Atenção Primária

A saúde da mulher é prioridade da gestão ‘Mais vida, mais futuro’, e para demonstrar ainda mais esse cuidado, assegurando e garantindo o direito à sua da mulher altamirense, a Prefeitura de Altamira promoveu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), o I Encontro de Saúde da Mulher para as servidoras da atenção primária de saúde da Sesma.

Realizado pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Coordenação de Atenção Primária a Saúde (APS), dia 28 de março, o encontro teve como objetivo orientar as profissionais acerca do atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e explicar os procedimentos de denúncia desses casos.

A programação contou com a participação de médicas psiquiatras, enfermeiras e assistentes sociais, além da delegada, Tatyana Gonzaga Lafetá, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, representante do Parapaz e do Conselho Municipal de Direito da Mulher.

A psicóloga Jaqueline Lorena Almeida Cruz destaca os objetivos do encontro e reforça a importância da formação para as APS’s. “Esse é o primeiro encontro da saúde da mulher para as APS’s e teve como intuito orientar sobre quais são os fluxos pra gente lidar quando acontece um caso de violência e de que forma que a gente faz pra realizar as denúncias, isso levando em consideração que a APS é o primeiro contato do usuário com o serviço de saúde. Então pra gente foi excelente, muito melhor do que a gente imaginou, ultrapassou nossas expectativas e engajou bastante”, afirma.

Para a coordenadora de Estratégia da Saúde da Família e coordenadora da saúde da mulher de Altamira, Meirislene Balieiro, o evento teve uma participação surpreendente e ela agradece a realização do encontro. “A importância desse evento é levar conhecimento enquanto rede para os nossos funcionários, para que eles possam instruir e direcionar os pacientes e aqueles que ainda têm dúvida quanto a reagir à ação, ao caminho das mulheres que sofrem violência dentro de casa, fora de casa e em outros setores. Foi um evento maior do que a gente imaginou, um evento amplo, e a adesão foi muito boa. Está sendo muito boa também a interação entre os palestrantes e os funcionários, então a gente só tem a agradecer por esse momento”, comemora.