Prefeitura promove qualificação profissional para beneficiárias do programa ‘Bênção’

Dar o peixe e ensinar a pescar. É com essa visão que a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (Semaps), trabalha com os beneficiários dos programas sociais desenvolvidos no município.

Na sexta-feira, 12 de abril, as participantes do programa ‘Bênção’, tiveram a oportunidade de garantir mais uma qualificação profissional e garantir uma renda extra, com a realização do curso de salgados, realizado por meio do Centro Educacional Profissionalizante de Altamira (Cepro).

O curso recebeu a participação de nove mulheres e faz parte de um ‘banquete’ profissionalizante, ofertando cursos de culinária, artesanato e confeitaria. Visando alcançar o maior número de participantes, a iniciativa leva os cursos para aos bairros distantes do centro da cidade, sendo as beneficiárias do bairro Bela Vista, as primeiras a receberem a formação.

Edivânia de Oliveira Santos é moradora do Bela Vista e agradece a realização do curso no seu próprio bairro. “Eu quero agradecer a nossa prefeitura, por esse projeto abençoado, que já se chama ‘Benção’, por trazer aqui para a comunidade, ajudando muitas mulheres que estão querendo ter o seu primeiro emprego, a sua renda extra e levar para o mercado conhecimento”, relata.

A moradora acrescenta que com a certificação dos cursos, poderá ter mais oportunidades no mercado de trabalho. “Eu já trabalho na área da confeitaria, e já sei algumas coisas, só que eu não tenho certificado. Esse curso tá sendo muito gratificante pra mim porque com o certificado as portas do mercado irão se abrir para mim e vou poder ter a minha renda extra”, celebra.

A importância da realização do curso é que elas possam empreender, ter um próprio negócio, uma renda extra, que elas possam ter a oportunidade de fazer o curso sem nenhum gasto e elas estão bem focadas mesmo no curso, em aprender e sair daqui prontas para empreender”, destaca a instrutora do curso, Juliane Araújo Gomes.

A coordenadora do Centro Educacional Profissionalizante de Altamira (Cepro), Elisane Carreiro, relata a alegria com a realização dos cursos e agradece a parceria entre o Centro e a Prefeitura. “Pra nós é uma satisfação imensa estar aqui no bairro Bela Vista com essas mulheres fazendo o curso de salgados. E é mais gratificante ainda, porque aqui a gente tem a certeza que a gente está dando oportunidade de geração de renda, de aprendizado e através desse aprendizado, dessa formação, elas vão ter uma renda extra porque elas vão fazer o seu salgado, seus pães, suas pizzas depois do curso de confeitaria. Enfim, só temos a agradecer mesmo essa nossa parceria entre o Centro, a Semaps e a Prefeitura”, afirma.