Prefeitura entrega mais de 400 títulos definitivos a moradores de Altamira

0

Meu sentimento é de alegria e de felicidade, porque agora eu vou poder comprovar que o meu terreno é meu. Quero agradecer esse espaço que foi aberto para podermos realizar esse sonho”. Essa é a avaliação de dona Osmarina Soares da Silva, depois de receber o título definitivo de seu terreno por meio do programa ‘Meu Lugar’.

Moradora do bairro Brasília há mais de 20 anos, dona Osmarina nunca tinha tido a oportunidade de comprovar a propriedade do terreno onde mora. A dona de casa é uma das mais de 400 pessoas dos bairros Paixão de Cristo, Jardim Fortaleza, Liberdade, entre outros, que receberam o título definitivo de seu imóvel no dia 13 de maio.

Iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Regulação Urbana (Serurb), o programa ‘Meu Lugar’ é inédito no município, com o objetivo de conceder títulos definitivos aos moradores de todos os bairros da cidade, garantindo segurança e a valorização aos imóveis de Altamira.

O casal Adeilson de Castro Silva e Rosângela Silva de Castro moram no bairro Paixão de Cristo desde 2012, e por conta do valor da documentação, não tiveram recursos para conseguir regularizar o terreno. Com o título em mãos, Adeilson só tem a celebrar os benefícios. “Agora o terreno ganha uma valorização, porque se for construir ou vender pra alguém, precisa da documentação. [O programa] é excelente, bom demais e eu só tenho a agradecer a prefeitura por ter feito essa documentação pra gente”, afirma.

Mais de 1.000 títulos. Essa é a quantidade de títulos definitivos entregues pelo programa ‘Meu Lugar’ neste ano, para moradores da zona urbana e rural de Altamira, além do distrito de Castelo de Sonhos.

Seu Antônio Dias do Lago, mora no bairro Paixão de Cristo há mais de dez anos. Para ele, o sentimento de receber o título definitivo da propriedade é de segurança. “Agora com o título, todo mundo lá, não só eu, mas todo mundo vai ser beneficiado. Agora a gente pode dizer que a gente está no que é da gente. Nós estamos seguros, então para nós é uma grande satisfação”, comemora.

Alzirene dos Santos também é moradora há 10 anos do bairro Paixão de Cristo e nas idas e vindas da zona urbana para a zona rural, carregava o temor de ter o terreno invadido por outra pessoa. “Eu tinha muito medo de perder minha casa, porque às vezes eu saía para a roça e não tinha quem tomasse de conta da minha casa, eu tinha muito medo de ser invadido e eu perder tudo que eu lutei para conquistar”, relembra.

Agora a realidade de dona Alzirene é outra, com a propriedade devidamente documentada, pode aproveitar as belezas e a flora da zona rural de Altamira sem se preocupar com possíveis invasores. “Agora eu posso ir despreocupada, sem medo, porque agora eu estou segura. Então o maior sentimento hoje é de alívio e alegria. Há muito tempo que eu tentava conseguir o título da minha casa eu nunca tinha conseguido. E agora, graças a Deus, eu consegui e só tenho a agradecer a Prefeitura, porque agora eu tenho o meu título”, celebra.

Para Alzira Chaves, coordenadora da Serurb, o objetivo do programa “é garantir à população de Altamira o seu direito pleno de propriedade, porque antes eles não contavam com a propriedade, apenas com a posse desse imóvel. E é muito importante essa documentação pra essas famílias que estão recebendo a plena propriedade do seu imóvel”, comenta.

O programa ‘Meu Lugar’ representa mais uma vez a sensibilidade e a atenção da gestão ‘Mais Vida, Mais Futuro’, em proporcionar aos moradores de Altamira mais segurança, qualidade de vida e valorização.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade