Prefeitura realiza ação de saúde na comunidade rural Vale Piauiense

0

Muito bom para nós que estávamos precisando, está sendo bom demais porque eu sou mãe de cinco filhos e a gente estava precisando consultar e vacinar”, é assim que a dona de casa, Silvana Suarez Rosário, avalia a ação realizada pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na comunidade da Vale Piauiense.

A ação de saúde ocorreu no último dia 06 de março e ofereceu serviços de atendimentos médicos, vacinação, entrega de medicamentos, mutirão de combate à dengue e vacinação antirrábica.

Célia Gadelha Mendes, técnica de enfermagem, agradece a ação realizada na comunidade. “Nós só temos a agradecer a ação porque nós temos muitos idosos, muitas crianças aqui na comunidade que precisavam tomar a vacina, que precisavam complementar o quadro vacinal e hoje eles estão realizando esse atendimento e estamos felizes com esse atendimento”, disse.

O técnico de controle às endemias, Patrick Gaia Gomes, aponta a importância da realização de ações de saúde na comunidade. “Através da ação, nós trouxemos profissionais de saúde habilitados como uma técnica de laboratório para a coletagem da sorologia, para nós termos dados para trabalharmos em cima no combate e controle à dengue. Trouxemos também profissionais para estar visitando as residências, para visitar e orientar, fazer uma educação em saúde no controle do foco do mosquito Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Trouxemos também a oferta de serviço de zoonose, através da vacina antirrábica, então é um trabalho muito bonito e muito importante”, afirma.

Karina Lopes, médica veterinária da secretaria de Saúde, argumenta que com a oferta de vacinas antirrábicas, os animais e a população são beneficiados. “A vacinação de animais é muito importante para a prevenção da raiva canina no nosso município, estamos aqui com médicos também fazendo atendimento à população e muitos benefícios. Nós viemos deslocados da cidade a essa comunidade para trazer a vacinação, que às vezes a pessoa não tem como levar o seu animal na cidade, a gente está vindo, estamos aqui perto. Esse tipo de vacinação é muito importante, estamos fazendo a prevenção tanto para a população como para os animais”, pontua.

Para a agricultora Giovana da Silva Gonçalves, o sentimento com a realização da ação é de gratidão. “É muito gratificante porque a gente não tem que estar se deslocando daqui para a cidade, que fica mais difícil. E que continue tendo essas ações para melhorar a nossa comunidade, que necessita muito disso também”, relata.

Apesar da ação de Saúde, a Prefeitura de Altamira brevemente vai realizar a inauguração do primeiro posto de saúde da comunidade Vale Piauiense, que atenderá a localidade de forma definitiva. O enfermeiro e coordenador da Vigilância em Saúde de Altamira, Flávio Santos, fala sobre a felicidade com a realização da ação e a expectativa para a inauguração do posto de saúde na localidade. “Ficamos muito felizes de hoje poder estar trazendo essa ação para cá e vermos a felicidade das pessoas de estar recebendo essa ação, e muito em breve também será inaugurada a unidade aqui do Vale Piauiense, onde terá serviços contínuos de médico, odontólogo e serviços gerais”, relata.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade