A Defesa Civil de Altamira, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania (Segmuc), realizou o curso de capacitação de proteção e defesa civil para servidores da Prefeitura de Altamira.
A capacitação ocorreu no último dia 28 de fevereiro e teve como principal objetivo preparar os servidores públicos para possíveis ocorrências em que seja necessário uso de estratégias de defesa civil. É o que explica Odivaldo Costa Carneiro Júnior, coordenador municipal de defesa civil em Altamira.
“A necessidade de capacitação das secretarias da Prefeitura Municipal de Altamira para que no evento de um desastre climático por exemplo, a defesa civil municipal possa contar com outros profissionais, com outras pessoas qualificadas, capacitadas, que tenham o conhecimento adequado para nos ajudar, daí então surgiu a ideia de uma capacitação”, afirma Odivaldo.
Para o comandante do 9º Grupamento Bombeiro Militar de Altamira, Major Gilmarcos da Silva, a capacitação proporciona diversos objetivos. “É um curso básico de capacitação em proteção e defesa civil que busca capacitar tanto os servidores municipais como a sociedade civil organizada para melhorar a efetividade no gerenciamento de riscos de desastres na região de Altamira e também na região do Xingu, então um dos objetivos do curso é ter um nivelamento de conhecimento acerca do gerenciamento de riscos de desastres e com isso momentos em que houver eventos adversos”, disse.
O Major acrescenta ainda que agora os servidores da Prefeitura estão prontos para lidarem com um possível desastre natural. “Enquanto mais integrados nós estivermos, mais capacitados nós estivermos, maior será a efetividade nas ações que serão implementadas pelo município, pelo Estado, e também dependendo da severidade do desastre, com apoio também do governo federal”, relata.
O curso foi ministrado por membros do Grupamento de Bombeiro Militar de Altamira e teve duração de três dias, com carga horária de 40 horas. Altamira foi o primeiro município da região a receber a capacitação, que irá percorrer diversos municípios da região do Xingu.