Prefeitura realiza seminário voltado para a inclusão da comunidade surda

Com o objetivo de fomentar o conhecimento e o contato com a Língua Brasileira de Sinais e em alusão ao Setembro Azul, a Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou o I Seminário de Surdez, Educação e Língua voltado para professores das Salas de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), professores auxiliares e comunidade surda. O evento aconteceu na sexta-feira (23), no auditório da SEMED.

O Seminário, organizado pela Divisão de Educação Especial e Inclusiva (DEEI) e profissionais Tradutores-Intérpretes de Língua de Sinais (TILs) da rede municipal de ensino, teve como objetivo a reflexão acerca da educação bilíngue e a importância da comunicação na saúde emocional do surdo, além de abordar a importância da Libras e incentivar a conscientização político-social da comunidade surda com a sociedade e, ainda, celebrar as lutas e vitórias e relatos de experiências. O simpósio contou também com palestrantes surdos e intérpretes com tradução para o público.

A coordenadora da DEEI, Márcia Priscila Saraiva, abriu o evento saudando e agradecendo o público presente e ressaltando a importância de encontros como esse para a busca da afirmação dos surdos dentro da sociedade. Logo após a abertura, o Grupo de Teatro Librartes, composto por membros da comunidade surda, apresentou-se com uma performance divertida e significante da peça A Cigarra e a Formiga (em Libras).

Entre os temas, os palestrantes Kellen Garcia, Iury Damásio, Jorge Adriano, Monalissa Barros, Alceu Dias, Wagner Cutrim, Adria Ribeiro e Gabriel Lucena abordaram questões relacionadas ao atendimento psicoterápico e fonoaudiológico para indivíduos surdos; ensino da LIBRAS para ouvintes; atribuições e desafios dos TILs, além de relatos e vivências de professores surdos. Monalisa Barros fez a mediação do encontro e a tradução simultânea foi realizada pelos Tradutores Intérpretes de Língua de Sinais: Ádria Ribeiro, Andrezza Castro, Iglean Vito, Ingrid Rachel, Kátia Melo, Julio Gomes, Gabriel Lucena, Monalisa Barros e Patrícia Santos.